Cultura

José Rodrigues dos Santos arrasa críticos literários

jose-rodrigues-dos-santosNuma entrevista sobre o livro ‘Vaticanum’, a ser lançado amanhã, José Rodrigues dos Santos criticou os críticos literários que vivem “encharcados de preconceitos”.

O jornalista, que também é autor de alguns dos principais ‘bestsellers’ do mercado português, criticou a “inveja” dos que não lhe reconhecem os méritos em Portugal, uma vez que as críticas no estrangeiro são, por norma, mais positivas.

“Pode ser por inveja em Portugal, pode ser porque os nossos críticos vivem encharcados de preconceitos… Francamente, não sei”, respondeu José Rodrigues dos Santos, numa entrevista à Sábado, que amanhã publica o ‘Vaticanum’.

“É um facto que no estrangeiro a minha obra acolhe críticas muito favoráveis, até porque os críticos internacionais percebem que o meu trabalho é original e pouco convencional. Isso agrada-lhes. Mas o que interessam os críticos? Os verdadeiros críticos são os leitores. É para eles que eu escrevo, são eles que me lêem”, acrescentou.

O novo livro, com uma tiragem de 50 mil exemplares, só é lançado oficiamente amanhã, pela Gradiva, mas já está disponível nas livrarias.

‘Vaticanum’ é uma viagem da personagem Tomás Noronha ao “epicentro de múltiplos interesses políticos e financeiros, com prática generalizada de irregularidades, ilegalidades e imoralidades”, segundo José Rodrigues dos Santos: o Vaticano.

Em destaque

Subir