Motores

José Pedro Frontes entra a vencer no ‘Nacional’ de ralis

JPfontesFafe416

José Pedro Fontes não podia ter começado de melhor forma a defesa do campeonato nacional de ralis. O piloto Porto, acompanhado por Inês Ponte, venceu este sábad o Rali Serras de Fafe.

O piloto do Citroën DS3 R5 partia para este segundo dia de prova na segunda posição, atrás de Ricardo Moura, que acabaria por não ser feliz e sendo traído pela mecânica do seu Ford Fiesta R5.

Moura partia para a tirada de hoje na liderança, ciente de que Fontes atacaria forte desde o primeiro quilómetro, e assim foi, conseguindo encurtar a diferença para o açoriano, antes deste desistir na Lameirinha com problemas de transmissão no seu Ford.

Quem brilhava nesta fase da prova era Miguel Campos, que assumia o comando do rali a meio da manhã, antes ficar sem direção assistida no seu Skoda Fabia R5.

MiguelCamposFafe216

Do percalço do piloto de Famalicão beneficiou José Pedro Fontes, que a partir daí protagonizou um aceso duelo pela vitória com Pedro Meireles. O piloto de Guimarães concluiu a manhã a pouco mais de sete segundos do líder, que na parte da tarde conseguiu manter o piloto do Skoda atrás de si.

Fontes conseguiu mesmo dilatar a vantagem na ronda da tarde pelos troços de Montim, Lameirinha e Luílhas, vencendo com mais de nove segundos sobre Pedro Meireles.

Depois do tempo perdido na fase matinal, Miguel Campos limitiou os estragos subindo ao pódio, ainda que a mais de um minuto do vencedor, dando a ideia que se não tivesse tido problemas na direção assistida do Skoda poderia ter lutado também pelo triunfo.

Carlos Martins e Miguel Barbosa fecharam o top dez, mas em condições muito diferentes. Enquanto o piloto de Serpa sofreu dois furos que o fizeram atrasar da parte da manhã, o lisboeta jogou à defesa, ainda a tentar conhecer o seu Skoda.

FernandPeresFafe216

Fernando Peres poderia ter estado nesta luta, não fosse partir um braço da suspensão do seu Fiesta R5 na última classificativa da manhã. O que o fez perder imenso tempo e cair para fora do top dez, onde terminou Diogo Gago, o vencedor entre os duas rodas motrizes.

Para além de Ricardo Moura, de assinalar também as desistências de João Barros, que não partiu para este segundo dia com danos no seu Fiesta R5, tal como Ricardo Teodósio, mas devido a problemas de travões. E também para parta o acidente de Carlos Vieira, que capotou o seu Citroën DS3R5.

Classificação final
1.º José Pedro Fontes/inês Ponte (Citroën) 1h25m,25,3s
2.º Pedro Meireles/Inês Ponte (Citroën) + 9,5s
3.º Miguel Campos/Carlos Magalhães (Skoda) + 1m07,2s
4.º Carlos Martins/Daniel Amaral (Citroën) + 3m29,7s
5.º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Skoda) + 3m37s
6.º Diogo Salvi/Paulo Babo (Ford) + 4m32,1s
7,º Joaquim Alves/Luís Ramalho (Ford) + 4m36,7s
8.º Manuel Catro/Luís Costa (Skoda) + 7m30,9s
9.º Elias Barros/Ricardo Faria (Ford) + 8m08,0s
10.º Diogo Gago/Hugo Magalhães (Peugeot) + 8m30,5s

Fotos: Ricardo Cachadinha

Em destaque

Subir