Motores

José Pedro Fontes vence Rali Amarante Baião

A vitória de José Pedro Fontes no Rali Amarante Baião vai ficar na história do Campeonato de Portugal de Rali como uma das mais difíceis.

Foram apenas cinco segundos que separaram o piloto do Citroën C3 R5 de João Barros, que esteve na frente da prova do Clube Automóvel de Amarante desde o início, mas perdeu a primeira posição na derradeira classificativa.

Foto: AIFA

O piloto de Paredes partira para este segundo dia do rali com pouco mais de cinco segundos de vantagem sobre José Pedro Fontes, por isso seria de esperar uma luta cerrada pela vitória entre os dois homens da frente. E assim foi.

João Barros, que se estreou aos comandos de um Skoda Fabia R5, até começou a etapa a vencer, ganhando a primeira especial do dia, mas conquistando apenas uma décima ao seu principal adversário. Mas logo a seguir, na primeira passagem pelo troço de Teixeira Teixeiró José Pedro Fontes ‘respondeu’ devolvendo a décima que perdera.

A partir daí o piloto do Citroën C3 R5 manteve a pressão sobre o piloto de Paredes, que lograva ganhar um segundo. No entanto a partir da sétima especial a tendência inverteu-se e Fontes começou a fazer ‘encolher’ os seis segundos de diferença, com mais uma vitória na oitava classificativa.

No penúltimo troço nenhum dos dois pilotos foi o mais rápido, mas José Pedro Fontes conseguiu ganhar mais de quatro segundos a João Barros, ficando a 1,3s. Em Carvalho de Rei ganhou mais 1,8s, passando para a frente do seu adversário, conseguindo depois aumentar a sua vantagem com mais de quatro segundos ganhos na derradeira especial.

Atrás dos dois primeiros Armindo Araújo permitiu-se a ganhar uma especial e certificar-se do último lugar do pódio, de modo a reforçar a sua liderança no campeonato, face a um Miguel Barbosa que apenas logrou a quinta posição. Aliás, ao longo deste segundo dia o piloto lisboeta foi perdendo terreno para os homens da frente e acabaria a mais de minuto e meio do vencedor e a mais de um minuto de Ricardo Teodósio, que com uma prova muito consistente foi um justo quarto classificado.

Na estreia aos comandos de um R5 Diogo Gago esteve seguro e terminou na sexta posição, antecedendo Pedro Almeida, Pedro Meireles, Paulo Meireles e Joaquim Alves, que completaram o top dez.

A correr em casa Vítor Pascoal teve de se contentar com 11º posto no seu impressionante Porsche 997 GT3 Cup de RGT, enquanto Bernardo Sousa se impôs nas duas rodas motrizes e Fernando Teotónio nos RC2N.

Classificação final

1º José Pedro Fontes/Paulo Babo (Citroën) 1h27m

2º João Barros/António Costa (Skoda) + 5,0s

3º Armindo Araújo/Luís Ramalho (Hyundai) + 26,1s

4º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Skoda) + 49,9s

5º Miguel Barbosa/Hugo Magalhães (Skoda) + 1m51,6s

6º Diogo Gago/Jorge Carvalho (Hyundai) + 2m23,8s

7º Pedro Almeida/Nuno Almeida (Ford) + 2m39,5s

8º Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda) + 2m46,78s

9º Paulo Meireles/Marcos Gonçalves (Hyundai) + 3m30,4s

10º Joaquim Alves/Miguel Ramalho (Skoda) + 3m53,3s

Em destaque

Subir