Motores

José Pedro Fontes: “Este título premeia um ano de enorme esforço”

josepedrofontesespinho5

Os novos campeões nacionais de ralis José Pedro Fontes e Inês Ponte fazem um balanço positivo do Rali Casino de Espinho, a prova do passado fim-de-semana onde alcançaram a vitória e o título.

Na prova do Targa Clube a dupla do Citroën Vodafone Team enfrentou com pragmatismo dificuldades climatéricas e outras, sobretudo no início onde demorou a ganhar ritmo.

José Pedro e Inês foram ultrapassando a chuva e o piso escorregadio das classificativas das zonas de Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Sever do Vouga para acabar na liderança, mesmo se alguns dos adversários foram ficando pelo caminho e facilitaram a tarefa, alcançando a quarta vitória da época.

“Mesmo sem correr grandes riscos. Andámos bem mas com uma grande margem de segurança. Ganhar o rali era importante, mas arriscar e colocar o a conquista do título em causa era impensável,” afirmou o piloto portuense.

josepedrofontesespinho6

“Este foi um triunfo muito saboroso e que premeia mais um ano de enorme esforço e dedicação de todos os que direta ou indiretamente nos acompanham. Cumprimos o objectivo e isso é o mais importante, até tendo em conta alguns percalços que pontualmente foram surgindo”, refere também José Pedro Fontes.

“Desde a primeira hora assumimos que este era um projeto ganhador e o que estamos a celebrar é também prova da excelente aposta que fizemos. Assegurar dois títulos consecutivos é ótimo e, desta feita, ainda conseguimos também fazer história, com a Inês a ser a primeira mulher portuguesa a sagrar-se campeã”, destaca ainda o piloto do Citroën Vodafone Team.

Logicamente que Inês Ponte não escondeu o orgulho de ser a primeira mulher a garantir um título nacional de ralis absoluto: “Aparentemente estou a fazer história. É curioso porque os navegadores passam um pouco à margem e ainda para mais uma mulher. Sinceramente fiquei muito surpreendida quando o José Pedro me convidou para ser sua navegadora. Hoje, 16 anos depois de me ter estreado na competição consegui um título. É uma sensação muito engraçada”.

A dupla do Citroën Vodafone Team parte agora para a derradeira prova do campeonato, o Rali do Algarve, com 169,5 pontos, mais de 50 pontos para o seu mais direto adversário, Pedro Meireles, que desistiu nesta penúltima prova da temporada.

Fotos: AIFA

Em destaque

Subir