Motores

José Pedro Fontes lidera Rali do Algarve

josepedrofontesalgarve4

José Pedro Fontes e Inês Ponte estão apostados em fechar a época com ‘chave de ouro’, já que dominaram o primeiro dia derradeira etapa do campeonato nacional de ralis, o Rali Casinos do Algarve.

A dupla do Citroën Vodafone Team, que já se sagrara campeã nacional na prova anterior, em Espinho, esteve imparável nesta primeira etapa da prova do Clube Automóvel do Algarve, vencendo quatro das cinco classificativas realizadas.

José Pedro Fontes começou a prova ao ataque, impondo-se logo na primeira especial, onde ganhou mais de 11 segundos a Carlos Vieira e 13 segundos a Pedro Meireles.

Depois o campeão nacional venceu o segundo troço, onde aumentou a sua vantagem ao deixar Meireles a mais de 16 segundos e João Barros a mais de 20, repetindo a ‘dose’ nas duas classificativas, ganhando mais de uma dúzia de segundos a Barros na segunda passagem por Chilrão e mais de seis na segunda passagem por Alferce.

A curta super especial de Lagos pouco iria alterar, com José Pedro Fontes a ceder pouco mais de quatro segundos e partir para o segundo dia de prova com quase 50 segundos de vantagem sobre Pedro Meireles.

O piloto do Skoda Fabia R5 não se pode distrair porque tem João Barros a menos de um segundo, enquanto Carlos Veira segue na quarta posição a mais de um minuto do líder.

miguelbarbosaalgarve3

Miguel Barbosa, que fecha o top cinco a mais de dois minutos do campeão nacional, foi o mais rápido na super-especial de Lagos, possuindo menos de meio minuto de vantagem sobre Diogo Gago, o líder das duas rodas motrizes.

O piloto de São Brás de Alportel é também o melhor algarvio em prova, uma vez que Ricardo Teodósio concluiu este primeiro dia de rali na oitava posição, ainda a adptar-se ao Porsche 997 GT3 Cup.

Este primeiro dia da prova do Clube Automóvel do Algarve ficou ainda marcado por diversas interrupções, a primeira das quais logo na primeira classificativa, devido a um acidente de Elias Barros, que provocou a queda a uma ribeira e ferimentos em diversos espetadores.

Antes do começo da segunda especial – que também foi neutralizada – Carlos Martins abandonou, sendo a segunda grande ‘baixa’ deste evento este ano disputado novamente em pisos de asfalto.

diogogagoalgarve1

Classificação após a 5.ª PE
1.º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën) 38m32,1s
2.º Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda) + 49,9s
3.º João Barros/Jorge Henriques (Ford) + 50,7s
4.º Carlos Vieira/Jorge Carvalho (Citroën) + 1m12,9s
5.º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Skoda) + 2m06,2s
6.º Diogo Gago/Hugo Magalhães (Peugeot) + 2m27,8s
7.º Gil Antunes/Diogo Correia (Renault) + 3m23,6s
8.º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Porsche) + 3m27,3s
9.º Márcio Marreiros/Rui Serra (Mitsubishi) + 4m02,3s
10.º Paulo Moreira/Marco Macedo (Peugeot) + 5m41,8s

Fotos: AIFA

Em destaque

Subir