Motores

José Pedro Fontes fecha época a vencer

josepedrofontesalgarve6

José Pedro Fontes e Inês Ponte concluíram uma época memorável no campeonato nacional de ralis, já que depois do título conquistado em Espinho venceram a derradeira prova do ano, o Rali Casinos do Algarve.

A dupla do Citroën Vodafone Team dominou a prova algarvia desde o início, impondo-se em todas as classificativas do primeiro dia menos uma. Fizeram o mesmo na segunda jornada.

Partindo para este último dia com quase 50 segundos de vantagem sobre Pedro Meireles, José Pedro Fontes poderia pensar em dosear o seu andamento e gerir essa diferença. Só que o campeão nacional fez tudo menos isso, impondo-se em três das quatro especiais da etapa, concluindo o rali com mais de um minuto de diferença para o segundo classificado.

Sabia-se que o grande ponto de interesse deste domingo seria a disputa da segunda posição. E foi-o só até a um certo ponto, pois se menos de um segundo separavam Pedro Meireles de João Barros, essa luta só durou até ao segundo troço do dia, quando a mecânica do Skoda Fabia R5 do piloto de Guimarães ditou a sua desistência.

joaobarrosalgarve2

A partir dessa altura João Barros ficou mais descansado na segunda posição, ainda que nunca tenha baixado o ritmo e se tivesse imposto na derradeira especial do rali.

Contrariamente ao que vinha acontecendo esta época, Carlos Vieira conseguiu levar o seu Citroën DS3 R5 até ao final, concluindo o ano com um pódio com certamente não contava no começo desta segunda etapa.

Miguel Barbosa, ainda a conhecer o seu Skoda Fabia R5 nos pisos de asfalto, concluiu este último rali de 2017 com um positivo quarto lugar, diante de um Diogo Gago que nunca deu hipóteses à concorrência nas duas rodas motrizes.

O piloto de São Brás de Alportel chama assim o título da categoria, batendo o também algarvio Ricardo Teodósio, que fez um regresso às lides aos comandos de um Porsche 997 GT3 Cup que não conhecia.
Referência ainda para Gil Antunes, que fechaou o pódio das duas rodas motrizes e para Márcio Marreiros, que foi o melhor entre os concorrentes com carros do agrupamento de Produção.

diogogagoalgarve4

Classificação final
1.º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën) 1h17m37,7s
2.º João Barros/Jorge Henriques (Ford) + 1m21,0s
3.º Carlos Vieira/Jorge Carvalho (Citroën) + 1m45,6s
4.º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Skoda) + 3m17,3s
5.º Diogo Gago/Hugo Magalhães (Peugeot) + 4m53,2s
6.º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Porsche) + 5m31,0s
7.º Gil Antunes/Diogo Correia (Renault) + 6m46,2s
8.º Márcio Marreiros/Rui Serra (Mitsubishi) + 6m59,5s
9.º Paulo Moreira/Marco Macedo (Peugeot) + 12m23,0s
10.º Gonçalo Inácio/Paulo Fiúza (Citroën) + 16m57,9s

Fotos: AIFA/Zoom

Em destaque

Subir