Desporto

José Mourinho: “Quero ser o primeiro a ganhar na Seleção Nacional”

jose_mourinhoTreinador português do Real Madrid falou ao diário italiano Corriere dello Sport onde traça objetivos para o seu futuro. Na verdade, o mais difícil parece ser o da Seleção Nacional, onde Mourinho diz querer ser o primeiro a conquistar um título europeu ou mundial.

Direto, como é hábito, José Mourinho falou esta semana do que ainda quer fazer no mundo do futebol, a nível de clubes e de Seleções nacionais. O treinador do Real Madrid, atual líder da Liga Espanhola, tem objetivos a curto prazo mas também pensa um pouco mais além: “A nível de clubes, quero ser o primeiro a ganhar três vezes a Liga dos Campeões por três clubes diferentes e vencer os três principais campeonatos europeus (Espanha, Inglaterra e Itália)”, afirma.

Ainda com muitos anos de futebol pela frente, o ‘Special One’ traça também o caminho ao serviço da Seleção do seu país: “Quero ser o primeiro a ganhar alguma coisa na Seleção Nacional”, sublinha.

José Mourinho comanda atualmente o Real Madrid na Liga Espanhola. Os merengues são líderes com 78 pontos, mais seis que o Barcelona, segundo classificado, quando faltam oito jornadas para o final do campeonato.

Caso vença La Liga, e na verdade já ninguém coloca a hipótese de isso não vir a acontecer, está atingida a meta de vencer os três principais campeonatos europeus. Recorde-se que Mourinho foi bicampeão em Inglaterra, pelo Chelsea, em 2004/2005 e 2005/2006. Dois anos depois viria a conseguir o mesmo em Itália, ao vencer duas Ligas Italianas, com o Inter, em 2008/2009 e 2009/2010. Nesse mesmo ano sai para Espanha, para o Real Madrid, onde conquista o segundo lugar na sua primeira época no país vizinho, atrás do Barcelona. Esta temporada, o título parece não fugir ao treinador português. A somar aos títulos em Inglaterra e em Itália, de referir os dois campeonatos portugueses ganhos no comando do FC Porto (2002/2003 e 2003/2004).

Ainda a nível de clubes, mas em competições europeias, o objetivo de vencer três ‘Champions’ por clubes diferentes está também ao alcance esta época. O Real Madrid está nos quartos de final da prova e tem todas as condições de chegar às ‘meias’, depois de ter vencido o Apoel Nicósia no primeiro jogo. Esta quarta-feira, os merengues jogam no Bernabéu a segunda-mão e só uma tragédia afastará a formação de Madrid da próxima fase. A final de Munique está assim cada vez mais perto e caso o clube da capital lá chegue e vença, José Mourinho torna-se no único treinador da história a conseguir três títulos da Liga dos Campeões por três emblemas diferentes. Recorde-se que já venceu o troféu em 2003/2004, com o FC Porto, na fantástica final de Gelsenkirchen, onde bateu o Mónaco por uns claros 3-0, e em 2009/2010, com o Inter de Milão, curiosamente no Bernabéu, frente ao Bayern de Munique, onde dois golos de Diego Milito deram a terceira ‘Champions’ ao clube de Milão.

Atualmente José Mourinho faz parte do trio de treinadores que já conseguiram duas Ligas dos Campeões em dois clubes diferentes. O austríaco Ernst Happel conseguiu-o em 1969/1970, com o Feyennord, e em 1982/1983, com o Hamburgo. O outro treinador a atingir esta meta foi o alemão Ottmar Hitzfeld, atual selecionador nacional da Suíça, que venceu a mais importante prova europeia de clubes em 1996/1997, com o Borussia Dortmund de Paulo Sousa, e em 2000/2001, com o Bayern de Munique.

Em destaque

Subir