Desporto

José Mourinho explica a falta de jogos do reforço Mkhitaryan

Henrikh Mkhitaryan não está ‘fit’ para José Mourinho. O treinador português teve de explicar o pouco tempo de jogo do arménio, um dos reforços mais sonantes desta época.

A contratação do médio que representava o Borussia Dortmund foi uma das maiores surpresas do verão e só deixou de ser notícia quando o Manchester United bateu o recorde de transferências por Pogba.

Só que o tempo de jogo de Mkhitaryan está longe de corresponder às expectativas, o que obrigou José Mourinho a explicar-se (mas só agora, na ‘onda’ da vitória no dérbi com o City de Guardiola).

De acordo com o técnico português, o arménio continua a não estar ‘fit’ para jogar na Premier League. E, se inicialmente, a tradução estava correta (‘not fit’ como lesionado), a nova interpretação de Mourinho também está, pois ‘fit’ também pode ser utilizado (na língua inglesa) como sinónimo de ‘adaptado’.

“Ele não está lesionado”, revelou Mourinho: “Por vezes, eu confundo o termo ‘fit’. Às vezes, significa que não está lesionado, mas também pode significar que está em boas condições e pronto para competir. Em português eu tenho outras palavras para exprimir estas diferentes situações. O Mkhitaryan não está lesionado, está a treinar com a equipa a 100 por cento”.

O ‘fit’ que tem sido referido pelo treinador do Manchester United refere-se à preparação física e mental do arménio para a Premier League, uma realidade que tem causado problemas de adaptação mesmo em jgoadores consagrados.

“Alguns acham fácil, mas outros precisam de mais tempo. Têm de sentir a intensidade, a agressividade, o jogo sem bola e a competitividade. São realidades diferentes, particularmente na competitividade. Não interessa contra quem se joga, é preciso jogar sempre ao mais alto nível ou nem se joga”, acrescentou.

“O ‘Micki’ precisa de tempo para se transformar num elemento chave e ele sabe disso”, garantiu Mourinho, lembrando ainda que “este processo foi interrompido por uma lesão”, a qual afastou Mkhitaryan dos treinos durante cerca de um mês.

Em destaque

Subir