Motores

José Maria Lopez mais forte na qualificação do WTCC

LopezVilaReal215

José Maria Lopez não deu quaisquer hipóteses à concorrência na qualificação para as corridas o campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC) em Vila Real.

O argentino da Citroën conseguiu a sua quinta ‘pole position’ da temporada, ao realizar uma volta ao traçado transmontano em , batendo o seu companheiro de equipa Sebastien Loeb por 0,575s.

“Cometi alguns erros na segunda qualificação, que custam tempo precioso num circuito como este. Depois consegui recompor-me, concentrar-me e fazer uma última volta limpa que me deu confiança para a Q3.

Aí fazer tudo bem e poder partir para a primeira corrida de amanhã focado em vencer. Muito importante num campeonato tão competitivo e difícil como este, onde todos os pontos contam”.

Para Loeb a questão foi mesma a inversa. Fez um bom tempo na Q2 e estava confiante num bom desempenho, mas depois cometeu pequenos erros que acabaram por fazer a diferença.

“Logicamente que largar em segundo é bom, mas numa pista tão estreia como esta e do lado em que parto é praticamente impossível surpreender o José Maria sem um erro dele. Vamos fazer os possíveis por marcar o máximo de pontos”, afirmou o francês.

A grande surpresa desta qualificação foi Hugo Valente, que logrou a terceira marca, depois de progressivamente ter conseguido ir melhorando o ‘set-up’ do seu Chevrolet Cruze. Isto quando nos treinos matinais estava claramente fora do top dez.

O francês ficou a mais de um segundo de Lopez, mas superou Norbert Michelisz por mais de um segundo na luta particular de melhor piloto privado, numa qualificação onde o único pilotos oficial da Honda logrou passar à Q3 foi Gabriele Tarquini.

O italiano que abortou a sua volta na terceira qualificação, bateu Tiago Monteiro, que não passou da Q2. Um carro em conflito com o seu equilíbrio no traçado transmontano acabou por ditar o sexto lugar do piloto português na grelha de partida para a primeira corrida, e quinto para a segunda.

Resultado da qualificação
1.º José Maria Lopez (Citroën) 1m58,515s
2.º Sebastien Loeb (Citroën) 1m59,090s
3.º Hugo Valente (Chevrolet) 1m59,333s
4.º Norbert Michelisz (Honda) 2m00,023s
5.º Gabriele Tarquini (Honda) —–
6.º Tiago Monteiro (Honda) 2m00,349s
7.º Nicky Catsburg (Lada) 2m01,724s
8.º Jaap Van Lagen (Lada) 2m02,187s
9.º Yvan Muller (Citroën) 2m39,871s
10.º Ma Qing Hua (Citroën) 3m17,063s

Em destaque

Subir