Cultura

José Hermano Saraiva e Carminho distinguidos pelo Mérito Turístico

jose hermano saraiva 1O historiador José Hermano Saraiva, a título póstumo, e a fadista Carminho foram hoje agraciados com medalhas de Mérito Turístico, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, no Museu Nacional de Arte Antiga, e que contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles.

As Medalhas de Mérito Turístico, atribuídas pelo Governo, distinguem, anualmente, personalidades ou entidades que desempenham um papel relevante em prol da divulgação do País enquanto destino turístico, sobretudo a nível internacional.

José Hermano Saraiva, grande responsável pela divulgação da história e da cultura nacional, foi distinguido com a medalha de Mérito Turístico no grau ouro. Quanto à fadista Carminho, que transporta o fado património da humanidade além fronteiras, foi distinguida com o grau prata.

Com o grau ouro, Álvaro Santos Pereira e Cecília Meireles distinguiram também Taleb Rifai, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, a IFEMA e FITUR – Parque de Exposições e Feira Internacional de Turismo, e o operador turístico alemão FTI (Frosch Touristik GmbH). Taleb Rifai coloca o seu empenho ao serviço do Turismo a nível global e é um grande amigo de Portugal e um dos principais entusiastas da sustentabilidade da atividade turística. A IFEMA é responsável pela organização da FITUR, uma das maiores feiras de turismo do mundo, onde o stand de Portugal foi distinguido, dois anos consecutivos, como “Melhor stand internacional”. O FTI tem divulgado o destino Portugal na Alemanha através da realização de várias propostas de férias para os turistas daquele mercado prioritário.

Receberam ainda medalhas no grau prata Adília Lisboa, Presidente da Comissão Executiva da Confederação do Turismo Português (CTP), Maria José Catarino, ex-administradora do Turismo de Portugal, o ator brasileiro António Grassi, Comissário-Geral do Ano do Brasil em Portugal, Roberta Sá, cantora brasileira que abriu as comemorações do Ano de Portugal no Brasil, num dueto com a fadista Mariza, e Frank Bruni, influente jornalista do New York Times, que escreve frequentemente sobre Portugal e os seus destinos turísticos surpreendentes.

Com o Grau Prata, foram ainda agraciadas a Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo -, que tem impulsionado a divulgação do Destino Portugal no Brasil, a Aigle Azur, transportadora aérea francesa que definiu Portugal como uma das suas prioridades estratégicas, e a ITAKA, operador turístico polaco com maior oferta para Portugal e um dos parceiros na captação de turistas desse mercado emergente.

Em destaque

Subir