Mundo

Jornalista dado como morto… está vivo

Arkady Babchenko, jornalista russo dado como morto nesta terça-feira, em Kiev, surgiu numa conferência de imprensa, nesta quarta-feira, onde eram esperadas atualizações sobre o caso que agitou o Kremlin. O crítico de Vladimir Putin fingiu a própria morte, em parceria com a polícia, para capturar agentes russos que estavam a ameaçá-lo de morte. Veja o vídeo.

O jornalista russo Arkadi Babchenko, que foi dado como morto após ter sido baleado na terça-feira em Kiev, compareceu hoje numa conferência de imprensa na capital ucraniana, na qual os serviços secretos ucranianos informaram que encenaram o assassínio.

De acordo com a versão da notícia da ‘morte’ de Arkadi Babtchenko, o jornalista tinha sido encontrado pela esposa “no edifício do seu apartamento em Kiev, a sangrar, e morreu na ambulância que ela chamou, a caminho do hospital”.

A polícia adiantou que Babtchenko morreu devido a vários tiros disparados nas suas costas.

No entanto, tudo não passou de uma encenação e o jornalista surgiu, entretanto, numa conferência de imprensa.

Babchenko surgiu numa conferência de imprensa, na tarde de quarta-feira, onde os jornalistas esperavam informações sobre a investigação do crime.

O diretor dos serviços de segurança da Ucrânia, Vasily Gritsak, referiu na conferência de imprensa que a agência encenou a morte de Arkadi Babchenko para tentar capturar aqueles que estavam a ameaçar a vida do jornalista russo, um reconhecido crítico do Kremlin (sede do Presidência russa), denunciando a implicação dos serviços especiais russos.

Vasily Gritsak, chefe do serviço de segurança ucraniano, revelou aos repórteres que a morte de Babchenko tinha sido encenada para “capturar pessoas que estavam a tentar matá-lo”.

As autoridades explicam que o plano foi encetado em coordenação com a polícia ucraniana, como parte de uma investigação sobre diversas ameaças.

“Graças a esta operação, conseguimos frustrar uma provocação cínica e documentar os preparativos deste crime pelos serviços especiais russos”, disse Vasily Gritsak, em declarações aos jornalistas, precisando que a “provocação” consistia em assassinar Babtchenko.

Babchenko, de 41 anos e um dos repórteres de guerra russos mais conhecidos, deixou a Rússia depois de ter recebido ameaças. Inicialmente, o jornalista foi para Praga, instalando-se posteriormente em Kiev.

Surgiu hoje na conferência de imprensa ao lado de Vasily Gritsak e agradeceu a todos que tinham reagido e lamentado a sua morte, segundo noticiaram as agências internacionais.

Veja os vídeos.

Em destaque

Subir