Cultura

Jornalista da SIC apresenta livro ‘Vencer o Cancro’

lucia_goncalvesBiblioteca Municipal de Gondomar acolhe a apresentação pública do livro ‘Vencer o Cancro’, no próximo sábado, dia 15 de outubro, às 17h30. Da autoria de Lúcia Gonçalves e Júlio Montenegro, a obra apresenta algumas das histórias do programa homónimo da SIC.

O livro ‘Vencer o Cancro’, que nasceu de programa homónimo da SIC, será apresentado em Gondomar, na Biblioteca Municipal. Lúcia Gonçalves revisita as histórias de coragem e os bastidores de uma doença que continua, ainda, a ser muito temida.

Ao longo de cada capítulo, descreve-se cada um dos tipos de cancro – chamando a atenção para os sinais de alarme a que deveremos estar atentos e traçando as diferentes formas de tratamento de que hoje dispomos.

Centrando-se fortemente em casos reais, a obra conta com os relatos de quem viveu a doença e conseguiu seguir em frente, de familiares e amigos que acompanharam o paciente, bem como de médicos e profissionais de saúde (na sua batalha diária pela descoberta de tratamentos e métodos de diagnóstico mais eficazes).

Com revisão científica a cargo de especialistas de cada uma das áreas, Lúcia Gonçalves e Júlio Montenegro expõem, numa linguagem acessível, os mitos que rodeiam a doença e alertam para a importância do diagnóstico precoce.

Sobre o livro, Lúcia Gonçalves destaca: “Sou jornalista, não sou escritora. Neste livro procurei mostrar a força e a resistência que encontrei nos casos retratados e a vontade dos doentes em terem uma vida o mais normal possível.”

A apresentação estará a cargo de Joaquim Lindoro, médico urologista e deputado da Assembleia Municipal de Gondomar.

Em destaque

Subir