Desporto

Jornada 5: Leão feroz, águia adormecida e dragão a andar à roda

liga portuguesa futebol A jornada 5 do campeonato colocou o Benfica na liderança isolada, mas foi o Sporting quem mais se destacou, com uma goleada em Barcelos a saciar a fome de adeptos famintos. O FC Porto de Lopetegui esteve em gestão de esforço e pagou o preço dessas mudanças do treinador. Este 0-0 tem sabor a derrota e também se deve à expulsão de Maicon.

A quinta ronda do campeonato trouxe alterações na liderança, com três das quatro equipas que dividiam esse estatuto a perderem pontos. O Benfica escapou a esta razia na frente e passou a ser o líder isolado, depois de uma suada vitória diante do Moreirense, num 3-1 que disfarça o susto.

Vitória de Guimarães, Rio Ave e FC Porto jogaram em casa e deixaram escapar pontos perante os seus adeptos. E todos os resultados acabam por surpreender: quer a vitória do Arouca em Vila do Conde, o empate do Paços no berço da Nação e, sobretudo, o empate do Boavista no reino do Dragão.

Depois de esmagar na Liga dos Campeões, o FC Porto apresentou-se em gestão de esforço, com Lopetegui a promover muitas alterações no onze.

No entanto, justiça seja feita ao treinador espanhol, esse não foi o único fator a determinar esta divisão de pontos. A muito contestada expulsão de Maicon acaba por ser determinante e facilitou a tarefa do Boavista.

Em grande esteve o Sporting, que com Nani e João Mário em destaque cantou de galo em Barcelos. O 4-0 diante do Gil Vicente veio saciar a fome de golos de um leão quase sempre pouco certeiro. Até ontem.

Destaque ainda para o triunfo caseira do Penafiel, diante de um Vitória de Setúbal que sofreu sete golos em dois encontros. E uma palavra para a divisão de pontos na Choupana, entre Nacional e Braga, e para o importante triunfo do Belenenses frente ao Marítimo.

A jornada fecha hoje com o Académica-Estoril.

Resultados:

V. Guimarães, 1 – P. Ferreira, 1
Penafiel, 2 – V. Setúbal, 0
Nacional, 1 – Sp. Braga, 1
Rio Ave, 1 – Arouca, 2
Belenenses, 1 – Marítimo, 0
Benfica, 3 – Moreirense, 1
Gil Vicente, 0 – Sporting, 4
FC Porto, 0 – Boavista, 0
Académica-Estoril (hoje, às 20h00)

Em destaque

Subir