Desporto

Jornada 12: Benfica vence Marítimo e passa ano isolado no topo (resumo)

benfica cardozo 1Partida entre Vitória de Setúbal e FC Porto foi adiada na sexta-feira, devido ao mau tempo. Águias cumpriram o ‘dever’ em casa e entram em 2013 na liderança isolada.

Jogou-se este fim de semana a jornada 12 da Liga Zon Sagres. A ronda era para começar na sexta-feira mas o mau tempo fez demasiados estragos no relvado do Bonfim. Vitória de Setúbal e FC Porto acabaram por adiar a partida, que está agora marcada para 23 de janeiro de 2013.

Benfica-Marítimo
Na Luz, um empate chegava para assegurar a primeira posição, mas nas bancadas exigiam-se os três pontos.

Os encarnados entraram a todo o gás mas seria o Marítimo a chegar primeiro ao golo. Numa bola parada, a bola sobra para Rodrigo António depois de um ressalto em Jardel, o médio dos insulares aproveita e faz um a zero para os visitantes.

As águias continuaram a pressionar e chegam ao empate ainda na primeira parte. Óscar Cardozo aproveita uma assistência de cabeça de Salvio e faz o um a um, resultado com que se chegou ao descanso.

No segundo tempo, o Benfica acabaria por imprimir um jogo ofensivo sufocador. Cardozo, aos 66 e 69, de grande penalidade, fez o hat-trick e tranquilizou os adeptos. No lance do penálti, Roberge viu o segundo amarelo e consequente vermelho, o que acabaria por fragilizar ainda mais a equipa de Pedro Martins.

Já em cima do apito final, Rodrigo fez o quatro a um, resultado final. O Benfica vence e mantém a liderança do campeonato, agora de forma isolada.

Nacional-Sporting
Na Choupana, Vercauteren queria fazer esquecer a derrota no dérbi de Alvalade, mas a história foi a mesma.

Aos 25 minutos, o Nacional coloca-se em vantagem, por Isael. O máximo conseguido pelos leões foi o empate já no segundo tempo. Cédric, de fora de área, fez o golo da jornada, já depois de Wolfswinkel ter desperdiçado uma grande penalidade.

As vitórias teimam em não aparecer para o Sporting, que está atualmente na 10.ª posição, a uns incríveis 20 pontos da liderança.

SC Braga-Estoril Praia
No domingo, foi a vez do SC Braga entrar em campo. A formação minhota impôs uma derrota ao Estoril Praia sem grandes dificuldades.

Hugo Viana abriu o marcador logo aos quatro minutos. Já no segundo tempo, Mossoró e Éder, aos 58 e 61, respetivamente, deram a forma final ao marcador.

Com esta vitória, o SC Braga mantém a terceira posição e os quatro pontos de avanço do quarto classificado, o Paços de Ferreira. A formação de José Peseiro continua a perseguição ao topo da Liga Zon Sagres, estando neste momento a nove pontos do Benfica e a seis do FC Porto.

Veja de seguida os resultados desta 12.ª jornada:
Beira-Mar 3-1 Rio Ave;
Olhanense 2-2 Gil Vicente;
Nacional 1-1 Sporting;
Benfica 4-1 Marítimo;
Moreirense 2-2 Académica;
SC Braga 3-0 Estoril Praia;
Paços de Ferreira 2-1 Vitória de Guimarães;
Vitória de Setúbal – FC Porto (23/01)

Classificação:
1.º- Benfica: 12 jogos, 32 pontos;
2.º- FC Porto: 11, 29;
3.º- SC Braga: 12, 23;
4.º- Paços de Ferreira: 12, 19;
5.º- Rio Ave: 12, 18;
6.º- Estoril Praia: 12, 15;
7.º- Vitória de Guimarães: 12, 15;
8.º- Beira-Mar: 12, 13;
9.º- Marítimo: 12, 13;
10.º- Sporting: 12, 12;
11.º- Nacional: 12, 12;
12.º- Vitória de Setúbal: 11, 11;
13.º- Gil Vicente: 12, 11;
14.º- Olhanense: 12, 11;
15.º- Académica: 12, 10;
16.º- Moreirense: 12, 8.

Em destaque

Subir