Motociclismo

Jorge Lorenzo longe de estar adaptado à Honda

Jorge Lorenzo é neste momento um piloto com falta de confiança em si próprio, quer pelo facto de ainda estar a recuperar de uma lesão, quer pelo facto de ainda se estar a adaptar à Honda.

O piloto de Maiorca já admitiu que este fim de semana em Austin na prova norte-americana do MotoGP terá dificuldades em explorar as características da sua moto, normalmente muito competitiva no Circuito das Américas, onde o seu melhor resultado foi um segundo lugar em 2016.

Marc Marquez já provou que a Honda é a referência no traçado texano, mas Lorenzo admite que a pouca aderência do asfalto norte-americano e as numerosas fortes travagens a que obriga não jogam a seu favor.

“A Honda curva melhor (do que a Ducati), tem muita agilidade a entrar em curva, podemos travar tarde e entrar rápido e curvar muito bem. Perdemos um pouco em termos de tração mecânica, mas nem tanto porque o nosso motor é muito veloz neste momento”, avalia o piloto maiorquino.

Mas Jorge Lorenzo sublinha: “É uma boa pista para a Honda mas não tanto para o meu estilo de condição. Não é a melhor pista para tirar o máximo partido da minha condução. Provavelmente a pouca aderência da pista não ajuda e possivelmente a travagem também. Não sou o melhor a travar, o que explica provavelmente porque nunca ganhei aqui”.

Ainda assim o piloto da Honda # 99 admite ter feito progressos na forma com guia a RC213V, embora lhe falte a necessária experiência com a mesma para poder equiparar-se ao seu companheiro de equipa.

“Certamente que algumas circunstâncias negativas não ajudaram a obter os melhores resultados nas duas primeiras corridas”, considera Lorenzo, referindo-se à lesão no osso escafóide que o impediu de testar na pré-temporada em Sepang, antes de alguns problemas no Qatar e na Argentina.

“De qualquer modo ainda não tenho um nível suficiente para competir com Marc, por exemplo, ou mesmo Cal (Crutchlow). Preciso de mais quilómetros para perceber certas coisas que me farão ser mais rápido com a moto”, esclarece ainda o piloto de Maiorca.

Em destaque

Subir