Motociclismo

Jorge Lorenzo garante quinto título de MotoGP com triunfo em Valência

JorgeLorenzovalencia315

Jorge Lorenzo obteve, quiçá, a sua mais difícil vitória na carreira, este domingo no Grande Prémio da Comunidade Valenciana de MotoGP. É que Marc Marc Marquez e Dani Pedrosa não lhe facilitaram minimamente a tarefa.

O piloto espanhol da Yamaha sabia que tinha de ganhar sem que Valentino Rossi terminasse na segunda posição. O italiano foi quarto e só assim garantiu o seu quinto cetro.

Paixões e muita emoção rodeavam esta última corrida da temporada, e elas transbordaram, de certa forma, para dentro da pista, ainda que Lorenzo tenha feito tudo para não a deixar transparecer.

Quando se acenderam os semáforos verdes o espanhol da Yamaha ‘saltou’ para o comando, levando atrás de si os dois pilotos oficiais da Honda, virando-se o interesse do público para a fantástica recuperação que Valentino Rossi tinha de realizar partindo em último da grelha de partida.

ValentinoRossiValencia215

A meio da corrida o italiano da Yamaha já rodava entre os sete primeiros, e pouco depois, após suplantar Andrea Dovizioso, Bradley Smith e Aleix Espargaro, ascender ao quarto lugar. A multidão de espetadores presentes no circuito Ricardo Tormo, maioritariamente adepta de Rossi, exultava.

Só que a partir desta altura tornava-se muito complicado ganhar tempo aos três primeiros, que perto do final da corrida começaram a lutar verdadeiramente pela vitória.

Marquez, que seguiu na ‘sombra’ de Lorenzo durante quase toda a prova, desferiu os seus primeiros ataques ao piloto da Yamaha, que se defendia como podia, e ambos perdiam terreno para Pedrosa, que aos poucos se juntou à refrega.

Dani chegou a ultrapassar Marc, mas mais à frente, um erro de trajetória e uma passagem de caixa falhada, permitiu a Marquez recuperar a segunda posição. Oportunidade para Jorge Lorenzo ganhar um pouco de fôlego para o derradeiro ataque que o campeão do mundo lhe desferiu nas três últimas voltas.

JorgeLorenzovalencia415

Marc Marquez não teve sucesso e teve de se contentar com a segunda posição, deixando Jorge Lorenzo a celebrar o seu quinto título mundial, enquanto Dani Pedrosa completava o pódio e um excelente final da temporada.

A Valentino Rossi coube um quarto posto solitário, que mostrou como diferente teria sido a sua prova se não tivesse sido obrigado a partir de último e a desgastar os pneus da sua Yamaha com a necessária recuperação.

Classificação
1.º Jorge Lorenzo (Yamaha) 45m59,364s
2.º Marc Marquez (Honda) + 0,263s
3.º Dani Pedroso (Honda) + 0,654s
4.º Valentino Rossi (Yamaha) + 19,789s
5.º Pol Espargaro (Yamaha) + 26,004s
6.º Bradley Smith (Yamaha) + 28,835s
7.º Andrea Dovizioso (Ducati) + 28,886s
8.º Aleix Espargaro (Suzuki) + 34,222s
9.º Cal Crutchlow (Honda) + 35,924s
10.º Danilo Petrucci (Ducati) + 39,579s

Em destaque

Subir