Mundo

Joko Widodo reeleito Presidente da Indonésia

O Presidente da Indonésia, Joko Widodo, foi reeleito para um segundo mandato, com 55,5 por cento dos votos, contra 44,50 por cento de seu oponente, Prabowo Subianto, anunciou hoje a comissão eleitoral.

“Esta decisão foi anunciada em 21 de maio e será efetivada imediatamente”, disse Arief Budiman, chefe da comissão durante uma conferência de imprensa.

O anúncio oficial dos resultados eleitorais era esperado apenas para quarta-feira, data-limite para a comissão eleitoral divulgar os resultados, tendo as autoridades já reforçado a segurança na capital por receio de protestos da oposição.

Desde as eleições, de 17 de abril, na qual mais de 190 milhões de indonésios votaram, o candidato da oposição Prabowo Subianto tem vindo a contestar a contagem parcial de votos, que deu um avanço ao Presidente cessante, e declarou mesmo que venceu a eleição.

Joko Widodo também declarou, em 18 de abril, que tinha sido reeleito, depois de sondagens terem apontado para uma vitória com 54 por cento dos votos.

As autoridades pediram aos apoiantes do ex-general Prabowo Subianto que não saíssem às ruas, alertando para o risco de ataques terroristas.

Em destaque

Subir