Mundo

Joko Widodo proclama vitória nas eleições presidenciais da Indonésia

Joko Widodo proclamou hoje vitória nas eleições presidenciais da Indonésia, onde foi reeleito para um segundo mandato, apesar da contestação do principal rival, que já denunciou uma fraude eleitoral em grande escala.

“Seremos os líderes e protetores de todos os indonésios”, prometeu Widodo, em declarações à imprensa ao lado do seu número dois, o vice-presidente Ma’ruf Amin.

Joko Widodo, visto como um muçulmano moderado, ganhou um segundo mandato presidencial na terceira maior democracia do mundo graças a uma popularidade ininterrupta alimentada por grandes obras de infraestruturas e medidas sociais.

O homem que também é conhecido como “Jokowi” viajou incansavelmente pelo vasto arquipélago indonésio durante a campanha eleitoral.

O anúncio oficial dos resultados eleitorais era esperado apenas para quarta-feira, data-limite para a comissão eleitoral divulgar os resultados, tendo as autoridades já reforçado a segurança na capital por receio de protestos da oposição.

Desde as eleições, de 17 de abril, na qual mais de 190 milhões de indonésios votaram, o candidato da oposição Prabowo Subianto tem vindo a contestar a contagem parcial de votos, que deu um avanço ao Presidente cessante, e declarou mesmo que venceu a eleição.

Joko Widodo já tinha declarado, em 18 de abril, que tinha sido reeleito, depois de sondagens terem apontado para uma vitória com 54 por cento dos votos.

As autoridades pediram aos apoiantes do ex-general Prabowo Subianto que não saíssem às ruas, alertando para o risco de ataques terroristas.

Em destaque

Subir