Desporto

Jogos Paraolímpicos Londres 2012: Balanço final com três medalhas para atletas nacionais

jogos paralimpicos 2012 1À semelhança do que aconteceu com a comitiva dos atletas dos Jogos Olímpicos, críticas surgem imediatamente a seguir ao término da prova. Desportistas queixam-se da falta de condições financeiras e de treino.

Acabaram os Jogos Paraolímpicos de Londres. Portugal regressa a casa com três medalhas. José Macedo conquistou a de bronze na prova individual de Boccia (Categoria BC3). Antes, e juntamente com os atletas Luís Silva e Armando, conquistou a de prata, na mesma categoria da mesma modalidade.

A somar a estas duas, Lenine Cunha subiu ao terceiro lugar do pódio para receber a medalha de bronze, no salto em comprimento (Categoria F20).

Pela primeira vez na história dos Jogos Paraolímpicos, Portugal não consegue qualquer medalha de ouro. Londres 2012 foram também os jogos com pior desempenho por parte da comitiva portuguesa, que recebeu, além das três medalhas, 16 diplomas.

Terminada a prova, as críticas à organização lusa surgem quase inevitavelmente. Segundo o diário A Bola, os atletas paraolímpicos portugueses queixam-se na falta de condições financeiras, nomeadamente nos atrasos nos pagamentos das bolsas, e de treino, visto que competem, na maioria das vezes, contra atletas profissionais.

Os Jogos Paraolímpicos 2012 chegaram ao fim este domingo. Em Londres, artistas como Rihanna ou Coldplay animaram a cerimónia de encerramento da prova, que contou com a presença de cerca de 4.200 atletas participantes. Segue-se agora uma interrupção de quatro anos, até aos jogos de Brasil 2016, marcados para o Rio de Janeiro.

Em destaque

Subir