Desporto

Jogos Olímpicos: Portugal faz história ao ser representado no BTT pela primeira vez

btt_cross_1Federação Portuguesa de Ciclismo divulga esta quarta-feira o nome do praticante da variante que vai marcar presença em Londres, este ano, defendendo pela primeira vez as cores nacionais.

Portugal vai ter pela primeira vez na história um ciclista de BTT nos Jogos Olímpicos. A confirmação chega da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), que divulga esta quarta-feira, em conferência de imprensa, o nome do atleta que vai ‘ganhar’ a viagem para a capital do Reino Unido.

Esta notícia representa um marco na história do ciclismo nacional, que nunca teve qualquer presença num evento desta envergadura, nesta variante da modalidade.

Na fase de qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, a equipa nacional ficou na 25.ª posição, quando na realidade precisava de subir um posto para se qualificar de forma direta. Contudo, Portugal figura na lista divulgada esta semana, por parte da União Ciclista Internacional (UCI), na categoria de ‘Cross Country’, uma prova que se vai realizar a 12 de agosto.

Resta agora saber o selecionado português que vai representar as cores nacionais em Londres. Esta terça-feira, a alegria vinda da equipa nacional é bem percetível: “Pelo que nos empanhos, a qualificação é justo”, refere Pedro Vigário, Selecionador Nacional de BTT.

Além de divulgar o escolhido para esta variante, a Federação Portuguesa de Ciclismo torna também públicos, esta quarta-feira, os nomes dos três ciclistas que vão representar o país nas provas de estrada.

Em destaque

Subir