Cultura

‘Jogos de Letras’ estreia na Companhia de Dança de Almada a 3 de março

teatro_marionetasCompanhia de Dança de Almada estreia ‘Jogos de Letras’, no próximo dia 3 de março. Trata-se de um espetáculo infantil inspirado no livro de poemas contemporâneos ‘Estas São as Letras’, de Mário Castrim.

Neste bailado, o alfabeto é retratado a partir da imagem e do som de cada letra. Tal como no livro, a imaginação individual e coletiva da jovem assistência é desafiada e o convite à participação – no lugar ou em cena – é inevitável.

Desde 1993, a Companhia de Dança de Almada cria com regularidade peças para o público infantil, dando um contributo para o crescimento da potencialidade imaginativa das crianças suas espetadoras.

O espetáculo será constituído numa narrativa, baseada nas diferentes letras do alfabeto e inspirada no livro de Mário Castrim ‘Estas São as Letras’. As características visuais e lúdicas do texto permitirão estimular o desenvolvimento coreográfico a partir não apenas da imagem, como do som de cada letra.

O convite à participação – no lugar ou em cena – será lançado ao público em diversos momentos do espetáculo. Pretende-se assim criar uma empatia entre os bailarinos e a jovem assistência, desafiando a imaginação individual e coletiva e proporcionando momentos de prazer e de fruição artística.

Este projeto provém do desejo de explorar e contribuir para desenvolver a potencialidade criativa da criança e o imaginário das letras sob perspetivas diferentes, lúdicas e esteticamente estimulantes. Segundo diferentes autores, é possível ver na criança a necessidade de contestar o real e imaginar o ideal.

‘Jogos de Letras’ estreia às 16h00 de 3 de março e tem nova sessão a 4 de março, às 11h00, no Auditório Fernando Lopes-Graça. Os preços dos bilhetes variam entre os três euros para crianças, adolescentes e idosos e seis euros para adultos.

Em destaque

Subir