Categorias: Nas Notícias

Joaquim Jorge convidado para debate na Associação NMMS

Joaquim Jorge foi convidado para um debate, quinta feira, dia 23 de Abril, às 21h30, na sede da Associação NMMS.

Joaquim Jorge aceitou o convite da Associação, primeiro porque nasceu em S. Mamede de Infesta ( Matosinhos), segundo porque Matosinhos precisa de ser pensado e é importante fazer pedagogia cívica, terceiro porque teve durante 5 anos, um programa na RCM ‘Clube dos Pensadores’, em que dava voz aos cidadãos e com eles partilhava questões sociais e políticas de âmbito local e nacional.

Deste modo, Joaquim Jorge troca de posição e de cadeira. Em vez de moderar um debate é convidado e vai dizer o que pensa sobre vários assuntos. Não deixará de falar sobre o estado da nossa democracia e do jornalismo local.

Joaquim Jorge, apesar de ser solicitado para inúmeras instituições para proferir palestras e debates, tem procurado reservar-se para os debates no Clube dos Pensadores que dão imenso trabalho na sua preparação , planificação e execução.

Recentemente o Clube dos Pensadores recebeu Rui Rio, António Costa e Joana Amaral Dias, pelo seu 9.º aniversário Miguel Cadilhe.

O Clube dos Pensadores foi fundado em Março de 2006, contra o desinteresse por parte dos cidadãos e desconfiança nas instituições. Os cidadãos acreditam cada vez menos nos políticos, sendo prova disso a fraca participação nos actos eleitorais.

É um espaço de activismo cívico e uma nova forma de participação cívica, procurando aproximar os eleitos dos eleitores. É uma forma de democracia participativa, que serve de complemento aos partidos, não os querendo substituir, todavia a democracia não se esgota no voto.

Os partidos têm cada vez mais dificuldade em chegar às pessoas, concomitantemente as pessoas têm dificuldade em se fazerem ouvir e participarem.

As expectativas dos portugueses têm saído defraudadas e os cidadãos estão fartos de frustrações acumuladas. Há uma responsabilidade quando vivemos numa Democracia: ela não sobrevive a menos que alguns de nós se envolvam, a menos que haja massa crítica, que gastemos algum tempo a votar, a ler o jornal e a pensar.

A intervenção do Clube passa pelos debates, blogue aberto aos cidadãos, palestras, publicação de livros , artigos de opinião, comentário e análise política.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias