Desporto

João Sousa vence Tiafoe e defronta Federer no Masters 1.000 de Roma

O tenista português João Sousa venceu hoje o norte-americano Frances Tiafoe na estreia no Masters 1.000 de Roma e vai defrontar o suíço Roger Federer na segunda ronda do torneio italiano em terra batida.

João Sousa, 72.º classificado do ranking mundial, impôs-se em três ‘sets’ a um tenista posicionado vários lugares acima na hierarquia da ATP, em 34.º, pelos parciais de 6-3, 6-7 (3-7) e 7-6 (7-4), após três horas e um minuto de confronto, numa reedição da final do Estoril Open de 2018, na qual bateu Tiafoe em apenas dois ‘sets’.

Após o segundo triunfo sobre o norte-americano, em igual número de encontros, o tenista português, de 30 anos, vai defrontar na segunda eliminatória o suíço Roger Federer, número três mundial e terceiro cabeça de série do torneio de Roma, que ficou isento de disputar a ronda inaugural.

João Sousa defrontou apenas uma vez o tenista suíço, um dos melhores da história da modalidade, nos oitavos de final em Halle, na Alemanha, em 2016, perdendo 6-7 (8-10), 6-4 e 6-2.

O tenista vimaranense dominou o primeiro ‘set’, quebrando por duas vezes o serviço do norte-americano – a segunda das quais permitiu-lhe mesmo fechar com 6-3 -, e conseguiu resistir a duas quebras do seu próprio serviço no segundo parcial, que apenas foi decidido no ‘tie-break’, com o triunfo de Tiafoe por categórico 7-3.

O terceiro e decisivo ‘set’ decorreu sem ‘incidentes’ até ao desempate, apesar de Tiafoe ter desperdiçado quatro ‘match points’ no último jogo de serviço de João Sousa. No ‘tie break’, o norte-americano conseguiu um ‘mini-break’ e chegou a alcançar uma vantagem de 4-1, mas o tenista luso respondeu com a conquista de seis pontos seguidos, fechando o encontro com 7-4.

João Sousa estava a ter um mau início na temporada de terra batida – que tem o momento alto em Roland Garros -, tendo sido eliminado na segunda ronda do Estoril Open, no qual defendia o título, e na estreia no Masters 1.000 de Monte Carlo, torneio de Barcelona e Masters 1.000 de Madrid.

Em destaque

Subir