Nas Notícias

João Soares: “Portas foi excelente ministro da Defesa, se não o melhor”

O histórico socialista João Soares foi a uma iniciativa da Juventude Popular (JP) elogiar… Paulo Portas. “Foi excelente ministro da Defesa, se não mesmo o melhor”, afirmou o filho do fundador do PS.

Na ‘escola de quadros’ da JP, que hoje começou em Peniche, o filho de Mário Soares não poupou nos elogios ao histórico líder do CDS.

“Paulo Portas foi um dos melhores, se não mesmo o melhor ministro da Defesa desde o 25 de Abril”, afirmou João Soares.

A intervenção do socialista ocorreu numa ‘aula’ dedicada a Um novo conceito Estratégico de Defesa Nacional e Europeu, tema que Soares partilhou com o almirante Macieira Fragoso.

“A compra dos submarinos foi algo de que me orgulho”, declarou, sublinhando que só não é compreensível para “quem não conheça as Forças Armadas, a Marinha, a afirmação no plano internacional que representa” esse tipo de equipamento ao serviço dos militares portugueses.

João Soares, deputado que integra a comissão de Defesa Nacional, elogiou também a “solução encontrada para a OGMA, com presença do Estado”, que já teve “como consequência a vinda para Portugal de uma fábrica da Embraer, em Évora”.

“Não pode haver mesquinhez em termos orçamentais”, salientou ainda o filho de Mário Soares, embora admitindo “asneiras em tempo de vacas gordas”, como um “número exagerado de [tanques blindados] Pandur que acabaram por não chegar”.

A nível internacional, o deputado socialista lembrou que “a Federação Russa teve mais vítimas do terrorismo internacional do que o Ocidente todo junto”, referindo que “a Rússia tem de ser aliada” do Ocidente.

“A única coisa em que a Rússia dá cartas hoje em termos mundiais é nas questões da cibersegurança e da ciberintervenção, como se viu nas eleições americanas e quase se viu nas francesas”, justificou, abordando ainda “a história mal contada” da Crimeia: “Sempre foi russa e sempre teve uma importância estratégica fundamental para a Rússia”.

Em destaque

Subir