Nas Notícias

João Soares não disse que “David Bowie votaria na Maria de Belém”

joao soares e bowieUma imagem tornou-se viral no Facebook após se saber da morte de David Bowie, mas é falsa. João Soares nunca relacionou o ‘camaleão’ com a candidatura eleitoral de Maria de Belém.

“Tenho a certeza que David Bowie votaria na Maria de Belém”: a citação atribuída a João Soares, ministro da Cultura, é falsa.

Em causa está uma imagem que, ao longo do dia de hoje, se tornou viral nas redes sociais, em especial no Facebook.

Sem qualquer espírito crítico, muitos internautas partilharam uma imagem, captada durante um noticiário da TVI, onde João Soares surge ao lado de Maria de Belém, a antiga presidente do PS que se candidata à Presidência da República.

De acordo com a legenda, o ministro da Cultura teria dito “Tenho a certeza que David Bowie votaria na Maria de Belém”, mas tal não corresponde à verdade, apesar da imagem ter surgido no dia em que o mundo ficou a saber da morte do ‘camaleão da música’.

Basta atentar na hora a que, de acordo com a mesma imagem, foi emitida a alegada notícia: 20h24, pelo que as declarações teriam sido proferidas durante o dia de ontem.

Ora, a morte de David Bowie só hoje foi anunciada.

Como acontece demasiadas vezes nas redes sociais, as pessoas partilham na esperança de ter mais um ‘gosto’, não se preocupando quanto à veracidade do conteúdo.

Em destaque

Subir