Motores

João Rebelo Martins perto da perfeição

rebelomartinsidanha5

João Rebelo Martins teve um fim-de-semana perfeito em Idanha-a-Nova. O piloto oliveirense tinha como objectivo manter a primeira posição no Desafio Polaris Ace, traçando como estratégia a vitória na prova.

Para além de vencer a prova na sua categoria, Rebelo Martins soma a vitória no prólogo, maximizando os pontos para o campeonato, e deixando boas perspetivas para vencer a competição em Portalegre.

No prólogo disputado em torno da Senhora do Almortão, o piloto oliveirense mostrou-se bastante rápido, vencendo no Desafio e imiscuindo-se em posições com buggys e automóveis bem mais potentes que o seu.

Nos 250 km de sábado, disputados debaixo de altas temperaturas, o piloto chegou a ter 4 minutos de vantagem para o segundo classificado numa táctica de “ atacar na fase inicial para não correr o risco de ser apanhado por nenhuma moto 4 e não conseguir ver por causa do pó”.

rebelomartinsidanha4

Na segunda Zona de Assistência, após o reabastecimento, o carro custou a arrancar para, metros mais à frente, o trinco da porta se partido, obrigando o piloto a fazer 80 km a conduzir com a mão esquerda enquanto a direita segurava a porta; tal situação provocou um grande desgaste porque não conseguia ir tão rápido como queria.

À entrada dos 200 km finais, Rebelo Martins tinha três minutos de vantagem para o segundo classificado; ainda bem, porque a vantagem até final esgotou-se.

“Na assistência o Rafael disse-me que tinha 3 minutos de vantagem e, por isso, decidi poupar o carro. No entanto, fui apanhado por duas motos e tive que abrandar ainda mais por causa do pó; depois perdi-me e fiz mais 1200 metros do que devia; na zona final havia três quilómetros em asfalto em que não se podia ultrapassar os 70 km/h, e eu cumpri escrupulosamente; por último, os travões não aguentaram o esforço e o pedal batia no fundo de cada vez que travava”, explicou o piloto de Oliveira de Azeméis.

Contas feitas, o tempo ganho no prólogo veio, de forma justa, dar a vitória a Rebelo Martins que se mostrou o piloto mais rápido de todo o fim-de-semana.

Em destaque

Subir