Motores

João Paulo Martinho triunfa no começo da época da Regularidade Histórica

João Paulo Martinho e Tiago Caio venceram o VII Rali Histórico Vila da Sertã, prova inaugural do Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica 2019.

Aos comandos de um Ford Escot RX3 de 1981, a dupla foi superior no evento organizado pelo Lusitânia Automóvel Clube nas estradas florestais do pinhal interior, apesar das condições meteorológicas nem sempre terem ajudado.

Foram 35 as equipas – cinco delas provenientes de Espanha – que se fizeram ao caminho, com a primeira prova de regularidade a ter por palco a rampa do Miradouro, disputada num asfalto muito escorregadio. As dificuldades prolongaram-se ao longo de toda a primeira secção. O que levou a alguns incidentes, mas sem consequências para os tripulantes.

No final da primeira secção quem liderava era Rui Viana e Magda Ferreira, em Porsche 944, seguidos por Luís Carvalho e Sancho Ramalho (BMW 2002), João Paulo Martinho e Tiago Caio e os melhores espanhóis, Marcos Rodriguez e Sonia Vazquez (Nissan Sunny GTi), com o top cinco a ser completado por António Crespo e António Lima (Toyota Celica).

O mau tempo continuou na segunda secção, que teve Cernache do Bonjardim como ponto de partida. Aí João Paulo Martinho conseguiu levar a melhor, apesar de um pequeno toque afetar a estética do Escort XR3 laranja. Acabaria por triunfar, com 47 segundos de vantagem sobre David Matos e Pedro Meixedo (Peugeot 205 GTi).

O último lugar do pódio foi para Paulo Tavares Marques e António Caldeira (BMW 323i), que terminaram a 54 segundos dos vencedores. O lote dos cinco melhores foi completado pelos espanhóis Jesu Reales e José Luís Barriga (Volkswagen Golf GTi) e por Pedro Morais e Sílvia Coutinho (Toyota Corolla GTi).

Em destaque

Subir