Nas Notícias

João Palma lamenta falta de critério nas nomeações para a área da Justiça

joao_palmaJoão Palma, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, acusou a Assembleia da República de contribuir para a descredibilização da Justiça, dada a ausência de critérios quando é preciso nomear representantes para um cargo na área.

É uma acusação violenta e que deita mais achas para a fogueira na eterna discussão entre o poder legislativo e o poder judicial. As escolhas políticas para a área da Justiça podem contribuir para a falta de credibilidade do setor, dado que não apresentam critérios que sustentem essas escolhas. Quem acusou foi o presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, João Palma, na sessão de encerramento do IX Congresso do Ministério Público.

“É com desgosto que assistimos à falta de critério na escolha e nomeação de um ou outro representante da Assembleia da República para cargos da área da justiça”, criticou João Palma, numa sessão em que esteve presente um dos vice-presidentes do parlamento, o social-democrata Guilherme Silva.

Em Vilamoura, onde decorreu o congresso, o ainda presidente do sindicato – cargo que vai passar a ser desempenhado por Rui Cardoso – apelou a um comportamento mais ético por parte dos parlamentares na escolha dos seus representantes: “também por essa via (e não apenas pela das reformas administrativas) a Assembleia da República pode contribuir para a credibilização da Justiça ou para o seu contrário”.

Em destaque

Subir