Mundo

João Lourenço promete aos investidores franceses restaurar “clima de confiança”

O Presidente de Angola, João Lourenço, afirmou hoje, em Paris, perante cerca de uma centena de empresários franceses, que está a desenvolver “ações concretas” para “assegurar a restauração do clima de confiança” no investimento em Angola.

O discurso foi feito num encontro organizado pelo Movimento das Empresas de França (MEDEF), no primeiro dia da visita oficial do chefe de Estado angolano a França e poucas horas depois de ter sido recebido pelo Presidente francês, Emmanuel Macron.

“Estão em curso ações concretas. Procuramos assegurar a restauração do clima de confiança e a normalidade nas relações económicas e comerciais entre as empresas e os nossos dois países e assim dinamizar o investimento. Nos momentos mais difíceis da nossa história, a França tem estado do nosso lado”, afirmou João Lourenço no palacete do Cercle de l’Union Interalliée, perto do Eliseu.

O chefe de Estado angolano sublinhou, no início do discurso, que nesta sua primeira visita oficial a França fez questão “de manter contacto direto com empresários e homens de negócios franceses por considerar que podem constituir um fator relevante para crescimento e desenvolvimento de Angola nos mais diversos domínios”.

“Na cerimónia da minha tomada de posse como Presidente da República de Angola, destacámos a França no restrito grupo de países com os quais o meu executivo pretende estabelecer uma relação cada mais próxima, de real parceria estratégica, no interesse recíproco de ambos os países”, continuou.

João Lourenço sublinhou que esta visita a França “tem como objetivo fundamental sinalizar este grande propósito que pode começar a ser constituído a partir de agora”.

O presidente disse que quer reforçar as parcerias ao nível do setor privado, “com realce para o investimento direto em domínios como o do ensino e formação profissional, agricultura e agroindústria, pescas, indústria transformadora e de materiais de construção, refinação e distribuição de derivados de petróleo e gás natural, construção e operação de infraestruturas rodoviárias, ferroviárias, portuárias, produção, distribuição e gestão de energia e água”.

João Lourenço recordou que a diversificação da economia é um “imperativo nacional” e que conta com a cooperação do governo e dos empresários franceses para o conseguir.

“Temos consciência que para atrair investimento direto estrangeiro precisamos de adotar um conjunto de medidas que visa melhorar de modo significativo o ambiente de negócios em Angola e conferir uma maior segurança jurídica ao investimento privado nacional e estrangeiro”, reiterou o presidente.

João Lourenço disse que “algumas destas medidas já estão em curso” e outras constam do programa de desenvolvimento de Angola para o período 2018-2022, apontando, por exemplo, a lei da concorrência aprovada recentemente pela Assembleia da República, a nova lei do investimento privado e as reformas em curso no sistema judicial para combater a corrupção.

“Contamos com a França para, como parceiros estratégicos, construirmos em Angola uma sociedade justa, equitativa e culturalmente desenvolvida. Uma sociedade em que seja erradicada a fome e miséria, uma sociedade assente na igualdade de oportunidades para todos os cidadãos e com realce para o desenvolvimento humano e justiça na distribuição do rendimento nacional”, concluiu.

Durante o encontro com os empresários franceses, foram assinados vários acordos, nomeadamente três entre as petrolíferas Sonangol e Total.

Esta terça-feira, João Lourenço vai à cidade e região de Toulouse, no sul de França, para visitar as fábricas da ATR e da Airbus, um liceu e uma cooperativa agrícola e o Instituto Nacional de Pesquisa Agronómica.

A visita a França termina na quarta-feira de manhã, depois de uma entrevista coletiva à revista económica Valeurs Actuelles e aos jornais Le Monde e Le Figaro e uma entrevista ao canal de televisão Euronews.

A França é o destino da primeira visita oficial de João Lourenço a um país ocidental, depois de ter realizado visitas a vários países africanos, como África do Sul, República Democrática do Congo, Zâmbia ou Namíbia desde que foi empossado como terceiro Presidente da República de Angola, em setembro de 2017.

Em destaque

Subir