Desporto

João Capela, “o rei Midas do Benfica”, vale multa ao FC Porto

O FC Porto foi multado, em 1530 euros, pela forma como descreveu a nomeação do árbitro João Capela para a visita do Benfica ao Gil Vicente. “Capela é uma espécie de rei Midas do Benfica, que em 12 jogos ganhou 11 e empatou um. Há estatísticas maravilhosas”, ironizaram os dragões.

A ironia do FC Porto sobre uma nomeação de João Capela valeu um castigo de 1530 euros.

A multa aplicada pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol teve por base as críticas dos dragões no boletim Dragões Diário, num caso que remonta a 30 de abril.

Em causa estava a nomeação de João Capela para a visita do Benfica ao Gil Vicente, o mesmo árbitro que foi nomeado quando a turma de Barcelos se deslocou à Luz.

“João Capela foi premiado com uma segunda oportunidade para apitar o Gil Vicente-Benfica, depois de no jogo na Luz ter ‘feito’ o resultado com aquele fora-de-jogo que até o Barbas assinalava”, ironizou o FC Porto, referindo-se às incidências no encontro que os encarnados acabaram a vencer por 3-0.

“Capela é uma espécie de Rei Midas do Benfica, que em 12 jogos arbitrados pelo juiz lisboeta ganhou 11, empatou um, marcou 28 golos e não sofreu nenhum. Sim, nem um para amostra. Há, de facto, estatísticas maravilhosas, de fazer corar de vergonha o Bruno Paixão”, acrescentaram os dragões, no boletim.

Com esta ironia, o FC Porto infringiu o Artigo 112 do regulamento da competição, referente ao desrespeito da honra e da reputação, considerou o CD.

“O clube é considerado responsável pelos comportamentos que venham a ser divulgados pela sua imprensa privada e pelos sítios na Internet que sejam explorados pelo clube, pela sociedade desportiva ou pelo clube fundador da sociedade desportiva, diretamente ou por interposta pessoa”, deliberou o mesmo organismo.

Depois de bater o Gil Vicente por 3-0 em casa, na primeira volta, o Benfica foi a Barcelos golear por 5-0.

Recorde-se que João Capela tem sido um dos principais alvos das críticas dos dragões. Logo no dia seguinte à vitória caseira do Benfica sobre o Gil Vicente, Pinto da Costa aludiu a um fora de jogo mal assinalado na Luz, durante a inauguração da academia de bilhar.

Reveja esse momento:

Em destaque

Subir