Motores

João Barbosa ganha 6 Horas Watkins Glen

JoaoBarbosaWatlinsGlen3

João Barbosa não podia ter concluído melhor o fim-de-semana em Watkins Glen. O pilotos português venceu a prova de seis horas que decorreu no famoso circuito novaiorquino.

Dividindo o Corvette DP n.º 5 da Action Expressa Racing com o brasileiro Christian Fittipaldi, Barbosa esteve irrepreensível, numa prova longa e muito complicada.

O piloto do Porto foi responsável pelo último turno de condução, onde teve de suster os ataques de Dane Cameron, que guiou o outro Corvette DP da Action Express Racing, que dividiu com Eric Curran.

Os dois primeiros cortaram a meta separados por sete décimas, sendo que Cameron ainda foi obrigado a defender a segunda posição dos ataques de Olivier na fase final da corrida, quando o francês se aproximou perigosamente as comandos do Ligier JSP2 Honda da Michael Shank Racing.

A prova, que para além do IMSA Sportscar também pontuou para a Taça norte-americana de resistência, foi bastante movimentada, com várias situações de bandeiras amarelas a acabarem por favorecer os dois carros da Action Express Racing.

JoaoBarbosaWatkinsGlen1

Com a vitória conseguida João Barbosa e Christian Fittipaldi passaram para o comando do campeonato IMSA, tirando também partido do facto dos seus rivais da Taylor Racing não terem ido além da quarta posição final.

“Foi mesmo muito duro. O andamento foi sempre muitíssimo rápido. Tive de forçar o andamento como se estivesse em qualificação o tempo todo. Sabia que o Dane (Cameron) era muito rápido. Também tinha o Ligier atrás dele, por isso não podia ter um momento de desatenção”, começou por dizer João Barbosa no final.

“Tive de imprimir um ritmo rápido no caso dele nos passar. Sabíamos que os P2 eram muito rápidos, tinha uma pista limpa por isso tinha de cavar a maior diferença que pudesse. O meu carro estava mesmo bom e isso permitiu-me forçar o andamento a corrida toda. A equipa também está de parabéns, na forma como geriu a prova e fez os pit-stops. Tudo correu muito bem”, prosseguiu o piloto do Porto.

“Estou muito contente por começarmos a segunda metade da época com uma vitória. Já procurávamos isto há várias corridas, e finalmente conseguimos subir ao lugar mais alto do pódio. O que é uma grande motivação para o resto do campeonato”, acrescenta João Barbosa.

JoaoBarbosaWatkinsGlen2

Classificação
1.º João Barbosa/Christian Fittipaldi (Corvette DP) 197 voltas
2.º Dan Cameron/Eric Curran (Corvette DP) + 0,709s
3.º Olivier Pla/Jon Pew/Ozz Negri (Ligier Honda) + 1,048s
4.º Ricky Taylor/Jordan Taylor/Max Angelleli (Corvette DP) + 7,302s
5.º Joel Miller/Tom Long/Ben Devlin (Mazda P) + 1 volta
6.º Ryan Dalziel/Marc Goossens (Corvette DP) + 1 volta
7.º Renger Van der Zande/Alex Popow (Oreca) + 2 voltas
8.º Kyle Marcelli/James French/Kenton Koch (Oreca) + 2 voltas
9.º Richard Bradley/Remo Ruscitti (Oreca) + 2 voltas
10.º Stephen Simpson/Misha Goikhberg (Oreca) + 3 voltas

Em destaque

Subir