Desporto

João Barbosa campeão pela segunda vez nos Estados Unidos

JpaoBarbosaPetitLeMans715

Pela segunda vez na sua carreira João Barbosa venceu o campeonato United Sportscar, depois de ter terminado na terceira posição a derradeira prova da temporada – o Petit Le Mans.

Num fim-de-semana marcado por condições meteorológicas terríveis, João Barbosa e os seus companheiros de equipa Christian Fittipaldi e Sebastien Bourdais realizaram uma prova muito táctica.

Apesar de Fittipaldi ter largado da segunda posição para a corrida, a equipa optou por não correr demasiados riscos, permitindo que o homem da ‘pole position’, Richard Westbrook ganhasse vantagem na primeira fase da prova.

JoaoBarbosaPetitLeMans815

No segundo terço da corrida Sebastien Bourdais manteve a estratégia, ainda que por vezes questionasse a equipa Action Express Racing se devia forçar o andamento ou não.

Mesmo assim Bourdais passou pela liderança, e quando chegou à altura de João Barbosa passar para o volante do Corvette DP n.º 5, o piloto do Porto estava na liderança.

Numa prova recheada de acidentes e incidentes, as situações de bandeiras amarelas e a entrada do Pace Car em pista foram uma constante, pelo que a equipa Action Express Racing acabou por jogar com isso e optar que o Corvette DP n.º 5 parasse menos uma vez que a maioria dos seus adversários.

A tática acabou por ‘pagar’ dividendos, pois embora João Barbosa não conseguisse acompanhar o andamento do Porsche 911 e do BMW Z4 GTE LM que viriam a terminar nas duas primeiras posições, manteve-se bem à frente dos protótipos com quem discutia o campeonato.

TandyPiletLiebPetitLeMans215

Quando a Direção de Prova decidiu terminar a corrida duas horas antes do previsto, devido ao meu tempo e ao anoitecer, Nick Tandy e Patrick Pilet cruzaram a meta em primeiro e deram à Porsche uma vitória memorável, a que acrescentaram o título GTE LM.

Classificação
1.º Pilet/Tandy/Lietz (Porsche) 199 voltas
2.º Edwards/Luhr/Klingmann (BMW) + 5,475s
3.º Barbosa/Fittipaldi/Bourdais (Corvette DP) + 8,524s
4.º Pruett/Hand/Dixon (Riley-Ford) + 8,773s
5.º Curran/Cameron/Papis (Corvette DP) + 9,908s
6.º Gavin/Milner (Corvette) + 11,764s
7.º Taylor/Taylor/Angelelli (Corvette DP) + 13,378s
8.º Auberlen/Werner/Farfus (BMW) + 14,446s
9.º Kaffer/Fisichella/Vilander (Ferrari) + 20,840s
10.º Magnussen/García/Briscoe (Corvette) + 1 volta

Em destaque

Subir