Motores

João Baptista escolhido para o KIA TCR Opportunity

João Miguel Baptista foi o brilhante vencedor das provas de seleção para o projeto KIA TCR Opporynity que a CRM Motorsport levou a cabo para escolher quem seria o companheiro de equipa de José Pedro Faria nos campeonatos nacional e ibérico de velocidade ao volante do novíssimo KIA Cee’d TCR.

O piloto do Porto esteve soberbo face a outros candidatos de renome, superando todas as etapas do processo de seleção organizado pela estrutura liderada por Tiago Raposo Magalhães.

“Saiu-me um pequeno Euromilhões. Esta foi uma oportunidade única. É uma ideia que já devia ter sido posta em prática por outras equipas porque dá valor aos pilotos e não só aos que têm mais apoios para correr”, reagiu ainda mal refeito da surpresa João Miguel Baptista.

“No Kia TCR Opportunity, enfrentei pilotos de alto nível e isso só tornou a minha vitória ainda mais saborosa. Este triunfo também é um bocadinho de todos os que participaram porque sem eles eu não estaria onde estou. Cabe-me, por isso, dedicar-lhe também a eles”, referiu também o piloto portuense.

“Agradeço à CRM Motorsport, ao Tiago Raposo Magalhães e à Kia por terem avançado com esta iniciativa tão importante para o desporto automóvel nacional”, enalteceu João Miguel Baptista após um confronto em que reinou a competitividade e o desportivismo.

Entre um lote de 11 competitivos pilotos, Baptista garantiu um lugar na final que se realizou ontem no Circuito do Estoril. O frente-a-frente com Eduardo Leitão tinha como “arma” o Kia cee’d TCR depois de na primeira fase todos terem andado ao volante dos Super 7 by Kia do troféu.

O formato da prova foi definido para garantir as condições mais parecidas para os dois pilotos. Na estreia do Kia cee’d TCR em Portugal, Baptista e Leitão puderam conhecer melhor o carro e procurar as afinações para serem os mais rápidos. Já durante a tarde, e quando os tempos realizados no circuito do Estoril contavam para a definição do vencedor, ambos foram postos à prova por duas ocasiões.

Na primeira oportunidade, Eduardo Leitão teve a honra de “abrir” a pista. Com dois pneus novos à frente, procurou levar o Kia cee’d TCR ao limite. Logo de seguida, os técnicos colocaram mais dois pneus a estrear no eixo dianteiro e João Miguel Baptista bateu o seu adversário por 0,8 segundos.

Para garantir as condições de mais próximas entre os dois pilotos, houve novo embate no traçado do Estoril, mas desta fez foi Baptista quem fez primeiro a volta lançada. O piloto do Porto assistiu junto ao muro das boxes à tentativa de Leitão ficar com o lugar de sonho mas a festa aconteceu fora do Kia cee’d TCR. A diferença de tempo na primeira sessão foi decisiva para, no acumulado, Baptista sair vencedor.

A equipa do Kia cee’d TCR começa, agora, a preparação para o campeonato que tem início marcado para o fim-de-semana de 29 e 30 deste mês no Circuito do Estoril. O TCR é a categoria máxima da competição maior da velocidade em Portugal.

Em destaque

Subir