Desporto

Jiménez entra no ‘top-10’ das vendas em Portugal e iguala ex-portista André Silva

O mexicano Raúl Jiménez, cuja transferência do Benfica para o Wolverhampton foi hoje confirmada, por 38 milhões de euros (ME), entrou para o ‘top-10’ das vendas mais caras de um clube português, igualando a do ex-portista André Silva.

No início da temporada, o emblema da Luz emprestou o avançado ao conjunto inglês, orientado pelo português Nuno Espírito Santo, que pagou três ME pela cedência.

De acordo com o que os ‘encarnados’ comunicaram à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) nessa altura, em junho do ano passado, o acordo com o Wolverhampton incluía uma cláusula de opção de compra no valor de 38 ME, que foi agora acionada pelos ‘wolves’.

Raúl Jiménez torna-se, assim, na segunda transferência mais cara da história do Benfica, apenas superada pelo belga Witsel, por quem os russos do Zenit pagaram 40 ME, e entra diretamente para o ‘top-10’ das vendas mais elevadas do futebol luso, igualando o internacional português André Silva, que se transferiu do FC Porto para os italianos do AC Milan, em 2017, pelos mesmos 38 ME.

A lista é liderada pelo brasileiro Éder Militão, do FC Porto, que, em 14 de março, foi confirmado como reforço do Real Madrid para a próxima época e que vai custar 50 ME ao emblema ‘merengue’, segundo comunicaram os ‘dragões’ à CMVM.

O clube portuense já liderava a lista dos valores mais elevados comunicados por clubes nacionais à CMVM, mas o do internacional brasileiro entrou diretamente para o topo, ultrapassando em cinco milhões de euros o que foi recebido pela transferência do colombiano James Rodríguez para o Mónaco, em 2013, por 45 ME.

A fechar o pódio estão cinco jogadores que Benfica, FC Porto e Sporting transmitiram ao regulador do mercado terem proporcionado um encaixe de 40 ME, a primeira das quais em 2011, de outro jogador colombiano, o avançado Falcao, que se mudou dos ‘dragões’ para o Atlético de Madrid.

No ano seguinte, o Zenit São Petersburgo foi ‘cliente 40 ME’ do futebol português, ao contratar por este valor o brasileiro Hulk, ao FC Porto, e Witsel, ao Benfica, e, em 2016, foi a vez de o Sporting se juntar ao restrito ‘clube’, com o anúncio da transferência de João Mário para o Inter de Milão.

O brasileiro Ederson, o único guarda-redes nos primeiros lugares da lista, também rendeu 40 ME ao Benfica, pagos pelo Manchester City, em 2017, ano em que o FC Porto voltou a efetuar outra venda milionária, do avançado André Silva para o AC Milan, por menos dois milhões de euros (38), o mesmo que custou agora Raúl Jiménez.

O Benfica faturou ainda 35 ME pelas transferências de Renato Sanches e do sueco Lindelof, para Bayern Munique, em 2016, e Manchester United, um ano depois, respetivamente, tal como tinha acontecido em 2015 com o rival portuense, no processo que terminou com a saída do colombiano Jackson Martínez para o Atlético de Madrid.

Valores comunicados pelos clubes portugueses à CMVM relativos a transferências de futebolistas:

Jogador Clube origem Clube destino País Ano Valor

––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––-

Éder Militão FC Porto Real Madrid Espanha 2019 50 ME

James Rodríguez FC Porto Mónaco França 2013 45 ME

Falcao FC Porto Atlético de Madrid Espanha 2011 40 ME

Hulk FC Porto Zenit São Petersburgo Rússia 2012 40 ME

Witsel Benfica Zenit São Petersburgo Rússia 2012 40 ME

João Mário Sporting Inter Milão Itália 2016 40 ME

Ederson Benfica Manchester City Inglaterra 2017 40 ME

André Silva FC Porto AC Milan Itália 2017 38 ME

Raúl Jiménez Benfica Wolverhampton Inglaterra 2019 38 ME

Jackson Martínez FC Porto Atlético de Madrid Espanha 2015 35 ME

Renato Sanches Benfica Bayern Munique Alemanha 2016 35 ME

Lindelöf Benfica Manchester United Inglaterra 2017 35 ME

Em destaque

Subir