Mundo

Jihadista lusodescendente do Daesh ameaça Península Ibérica

Carrasco_Estado_Islamico_900Chama-se Steve D. A, tem 29 anos e nasceu no Luxemburgo. É filho de emigrantes de Trás-os-Montes, integra o Estado Islâmico e ameaçou Portugal e Espanha. “Tu não és espanhol. Tu não és português. Es o andalus muçulmano”, afirma o jihadista, nusa alusão ao território ‘Al Andalus”, territórios da Península Ibérica sob o domínio muçulmano.

O carrasco de um novo vídeo do Estado Islâmico que fala em francês faz uma ameaça a Portugal e Espanha. O lusodescendente de 29 anos é filho de emigrantes portugueses.

O grupo terrorista Estado Islâmico, que assumiu o controlo de grandes áreas do Iraque e da Síria, publicou um novo vídeo, onde mostra a execução de cinco pessoas, acusadas de espionagem.

O jihadista, que fala em francês, envia uma mensagem aos “infiéis” de Espanha e Portugal.

Os serviços secretos nacionais já confirmaram ao Público que se trata de um cidadão de nacionalidade francesa, mas lusodescendente. O seu nome é Steve D. A, tem 29 anos, nasceu no Luxemburgo e é filho de emigrantes de Trás-os-Montes.

O jovem terá sido um dos primeiros jiadistas com origem portuguesa que viajaram viajar para a Síria em 2014. Faz parte de um grupo responsável pela propaganda dos rebeldes e tem profundo conhecimento informático e do funcionamento das redes sociais.

Neste vídeo de propaganda, utiliza uma máscara e expressa-se em francês. Depois das execusões dos reféns do Iraque, enviam uma ameaça dirigida a portugueses e espanhóis.

“Tu não és espanhol. Tu não és português. Es o andalus muçulmano”.

As execuções foram registadas numa área de ruínas, indeterminadas. No vídeo de oito minutos, o jihadista faz uma menção a Espanha e Portugal, afirmando que o grupo islâmico pretende recuperar a região do “Al Andalus”, como eram conhecidos os territórios da Península Ibérica sob o domínio muçulmano, entre os séculos VIII e XV.

Não se sabe qual é a ligação de Steve a Portugal, ou quando foi a última passagem por território luso.

Além da frase dirigida a portugueses e espanhóis, há uma ameaça dirigida aos habitantes das regiões de Córdoba, Toledo e Xátiva, como represália pela expulsão de muçulmanos.

O califado pretende reconquistar o ‘Al-Andalus’, o nome dado à Península Ibérica pelos islâmicos, no século VIII.

O vídeo foi divulgado a 31 de janeiro em alguns sites com ligações ao Estado Islâmico. Suspeita-se de que tenha sido gravadoe em Nineveh, no Iraque.

Em destaque

Subir