Nas Notícias

Jerónimo de Sousa no Clube dos Pensadores a 15 de dezembro

jeronimo jj 1jjO secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, vai encerrar o ciclo de debates do Clube dos Pensadores, em 2014. O debate está marcado para 15 de dezembro, às 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia.

Jerónimo de Sousa vai regressar ao Clube de Pensadores, a convite de Joaquim Jorge, depois de ter estado presente em 2011 – debate marcado por uma ameaça de bomba, que obrigou a uma evacuação da sala e a uma intervenção das autoridades.

O secretário-geral do PCP regressa a Vila Nova de Gaia, para abordar a atualidade política, na antecâmara das eleições legislativas, que se realizam no próximo ano.

Depois de António Costa, no Congresso do PS, acusar a esquerda portuguesa de preferir o conforto do protesto, em vez de fazer parte da solução governativa, Jerónimo vem apresentar a sua posição.

Deputado em várias legislaturas anteriores, Jerónimo de Sousa completou, recentemente, 10 anos como secretário-geral do PCP, partido que sempre teve no seu código genético a defesa dos trabalhadores, da sociedade do bem-estar, da saúde, da educação e das pensões de reforma.

O PCP tem tido resultados muito satisfatórias: nas eleições legislativas, com 7,90 por cento, elegeu 16 deputados.

Nas autárquicas de 2013, subiu para 11,06 por cento. Nas sondagens anda sempre com um valor próximo doa 10 pontos percentuais.

Para quem augurava um PCP a desaparecer lentamente e residual, continua a ser o maior partido à esquerda do PS e a ter em conta num possível Governo de esquerda.

Jerónimo de Sousa e o PCP apresentam-se a eleições numa altura de avassalador desencanto com a política, com os inúmeros casos de corrupção – alguns deles provados, outros sob investigação.

Todas estas questões serão tema de debate no Clube dos Pensadores, que deste modo encerra o ciclo de debates em 2014.

Ao longo do ano, estiveram presentes: Teixeira dos Santos, ex-ministro das Finanças do Governo de José Sócrates; Carlos Barbosa, presidente do ACP; Arménio Carlos, líder da CGTP; António Capucho, ex-PSD; Henrique Neto, empresário e ex-deputado do PS; Marcelo Rebelo de Sousa ex-líder do PSD; Ribeiro e Castro, ex-líder do CDS; Ana Drago e Daniel Oliveira, do Fórum Manifesto; Manuel Pizarro e José Maria Costa, do PS.

Em destaque

Subir