Nas Notícias

Jerónimo de Sousa encerra hoje Festa do Avante! com comício que marca a “rentrée” política do PCP

O secretário-geral do PCP discursa hoje no comício de encerramento da 42.ª edição da Festa do Avante!, em que afirmará objetivos dos comunistas para o próximo ano político, último da legislatura.

Considerado pelos comunistas o ponto alto da Festa, o comício está previsto para as 18:00, no Palco 25 de Abril, na Quinta da Atalaia, Seixal, e começa com intervenções de Francisco Araújo, da Juventude Comunista, e de Manuel Rodrigues, diretor do órgão oficial do PCP, jornal Avante!.

Na abertura da Festa, sexta-feira passada, Jerónimo de Sousa valorizou os “avanços” conseguidos no âmbito do apoio parlamentar ao governo minoritário do PS para a reposição de rendimentos e direitos dos trabalhadores, aos quais exortou a “dar mais força” ao PCP.

“A luta política não é delegável em quem quer que seja”, mas “reclama o compromisso das forças políticas”, afirmou o líder comunista, acrescentando que “esse compromisso o PCP assume-o”.

Apesar do compromisso que está disposto a assumir para mais “avanços”, o PCP reclama “outra política” que passará pela “ruptura” com as imposições da União Europeia e com os “constrangimentos” dos mecanismos da Zona Euro, ideias que deverá reforçar no comício de hoje à noite.

A cerca de um mês da apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2019, o secretário-geral do PCP deverá apresentar as medidas que considera prioritárias, a começar pelo aumento do Salário Mínimo Nacional para 650 euros.

No sábado, Jerónimo de Sousa avisou o PS para não contar “com o ovo no dito cujo da galinha” quanto à aprovação do PCP ao Orçamento do Estado para 2019, depois de o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, ter dito na Quinta da Atalaia que estava confiante, porque “não há três sem quatro”.

Com três eleições a realizarem-se em 2019, para o Parlamento Europeu, para a Assembleia Legislativa da Madeira e para a Assembleia da República, Jerónimo de Sousa não deixará de afirmar qual vai ser o posicionamento do partido e de pedir “mais força” para o PCP.

Como é habitual nos discursos de encerramento da Festa do Avante!, para além da análise da atual situação política, económica e social do país, o líder comunista avaliará também a posição do PCP face ao contexto internacional, perante dezenas de delegações de partidos comunistas estrangeiros.

Este ano, a festa teve como temática dominante o segundo centenário do nascimento do filósofo alemão Karl Marx, autor da emblemática obra “O Capital”, e também do “Manifesto Comunista” (com Friedrich Engels), com exposições e debates sobre o tema.

Xutos & Pontapés, Sérgio Godinho, Jorge Palma, Dead Combo, Capitão Fausto, Legendary Tiger Man e Boss AC estão entre as atrações principais no programa cultural da Festa, entre os quase 40 espetáculos nos dois palcos principais.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Pilates na Ortopedia

Joana Bento Rodrigues - Ortopedista /Membro da Direção da SPOT A modalidade de Pilates foi…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias