Motores

Jari-Matti Latvala vence primeiro duelo na Argentina

LatvalArgentina2

Jari-Matti Latvala concluiu a primeira etapa do Rali da Argentina no comando , após um dia pleno de surpresas, já que a uma classificativa do final da secção matinal desta sexta-feira era Sebastien Ogier quem liderava o evento.

O campeão do mundo tinha sido o mais rápido na véspera, mas nunca conseguiu uma vantagem que o deixasse ao abrigo de Latvala, seu companheiro de equipa na Volkswagen, nem de Hayden Paddon, que também lhe roubaria o segundo posto.

Aliás, o neozelandês da Hyundai foi o primeiro a desalojar Ogier do comando quando foi 1,4 segundos mais rápido que o francês na quarta especial, mas conforme as condições do troço foram melhorando Latvala pôde assumir a primeira posição do rali.

Depois o finlandês da Volkswagen cimentou a liderança ao ser o segundo mais rápido na super-especial, ganhando uma curta vantagem inferior a cinco segundos e meio sobre Paddon.

PaddonArgentina1

Mas o neozelandês não baixou a cadência, impondo-se na sexta classificativa, onde ganhou mais uma décima a Ogier e seis a Latvala, com o finlandês a responde no troço seguinte, recuperando mais de dois segundos ao piloto da Hyundai.

Depois Jari-Matti extendeu a sua liderança em mais 2,8s sobre Hayden, com o campeão do mundo a perder 4,2s para o seu companheiro de equipa, que recuperou em parte impondo-se na derradeira especial do dia.

Latvala terminava a etapa com quase oito segundos de vantagem sobre Ogier e mais de 11 sobre Paddon, que partem assim para a etapa de sábado com mais um duelo em perspetiva.

Atrás dos três primeiros emergiu Andreas Mikkelsen, que depois de um início de prova mais modesto conseguiu ganhar algum terreno a Dani Sordo, o segundo melhor homem da Hyundai. O norueguês parte para a tirada de sábado a mais de 25 segundos do líder e o espanhol a quase 50.

OgierArgentina2

Classificação após a PE9

1.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) 1h26m31,3s
2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) +7,9s
3.º Hayden Paddon/Jonh Kennard (Hyundai) + 11,4s
4.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Volkswagen) + 25,7s
5.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 49,0s
6.º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford) + 2m07,9s
7.º Henning Solberg/ilka Minor (Ford) + 4m04,4s
8.º Eric Camilli/Nicolas Klinger (Ford) + 5m33,8s
9.º Marcos Ligato/Ruben Garcia (Citroën) + 6m05,1s
10.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Huyndai) + 7m34,4s

Em destaque

Subir