Motores

Jari-Matti Latvala obtém primeiro triunfo do ano no México

LatvalaMexico716

Jari-Matti Latvala garantiu a sua primeira vitória da época no campeonato do mundo de ralis ao impor-se este domingo no Rali do México. O finlandês da Volkswagen dominou por completo esta terceira prova do WRC 2016.

Foi decisiva a forma como Latavala dilatou a sua vantagem sobre o seu companheiro de equipa Sebastien Ogier, que no terceiro, curto e derradeiro dia pôde gerir.

A diferença de mais de minuto e meio com que o finlandês partia para esta última etapa sentenciavam praticamente a sua vitória na prova, mas mesmo assim Jari-Matti quis brilhar.

Ogier ainda conseguiu recuperar 25,3s ao seu companheiro de equipa nos 80 quilómetros da penúltima classificativa, mas Latvala impôs na Power Stage de Agua Zarca e acabou por garantir mais dois pontos e impor-se por mais de um minuto.

Pela primeira vez esta época o campeão do mundo cedeu pontos aos seus adversários, até porque a Power Stage o seu companheiro de equipa Andreas Mikkelsen, forçado a desistir no sábado, conseguiu somar um ponto.

SordoMexico316

Dani Sordo devia ter completado o pódio final após uma exibição muito consistente, dando preciosos pontos para o campeonato de pilotos e também de construtores para a Hyundai. O espanhol sofreu uma penalização de dois minutos, depois dos comissários técnicos terem detetado que o espanhol infringiu o regulamento quanto ao número máximo de pneus utilizados durante o evento.

Deste castigo beneficiou Mads Ostberg, que assim foi promovido à terceira posição, depois de uma prova onde voltou a ser muito regular ao volante do melhor dos Ford Fiesta RS WRC da M-Sport, e com isso passou para o segundo lugar docampeonato.

O norueguês soube tirar partido dos problemas sofridos por Hayden Paddon no segundo Hyundai, nomeadamente quando bateu num muro na primeira passagem pela classificativa de Otates, no segundo dia de prova.

OstbergMexico316

Classificação final
1.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) 4h25m57,4s
2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 1m05,0s
3.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford) + 5m36,4s
4.º Dani Sordo Marc Marti (Hyundai) + 5m37,9s
5.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 6m22,6s
6.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 9m59,5s
7.º Martin Prokop/Jaroslav Tomanek (Ford) + 12m28,5s
8.º Lorenzo Bertelli/Lorenzo Granai (Ford) + 14m09,6s
9.º Taemmu Suminen/Markko Markkula (Sokda) + 18m01,8s
10.º Valery Groban/Viktor Korsia (Mini) + 32m37,3s

Em destaque

Subir