Motores

Japonês Hiroki Arai domina Rali de Mortágua

Hiroki Arai veio do Japão preparar-se para a próxima edição do Rali de Portugal e acabou dominando e vencendo o Rali de Mortágua.

O japonês, protegido da Toyota, trouxe o Ford Fiesta R5 com que habitualmente disputa o WRC2 para se impôr na prova organizada pelo Clube Automóvel do Centro.

Ourense 23/9/2017 rally ribeira sacra

Depois de Ricardo Teodósio ter levado a melhor na super especial de Águeda, realizada na sexta-feira à noite, Hiroki Arai atacou logo no primeiro troço deste sábado, e a partir daí foi construindo uma liderança que não mais mereceu contestação por parte dos pilotos habituais do Campeonato de Portugal de Ralis.

O japonês foi colecionando triunfos nas classificativas, e das sete realizadas neste segundo dia só não venceu duas, que deixou para o seu compatriota Takamoto Kasuta e para Armindo Araújo.

Araújo seria o português que mais se aproximou do andamento de Arai, mas mesmo assim terminou a mais de um minuto do protegido da Toyota, com o seu companheiro de equipa Katsuka a subir ao último lugar do pódio, ao concluir o rali a pouco mais de dois segundos de Araújo.

Pedro Meireles começou a prova com grandes cautelas, mas acabaria em bom plano, na quarta posição, sendo o segundo melhor piloto nacional em prova, conseguindo manter uma grande consistência, terminando à frente de Carlos Vieira, que fechou o top cinco, depois de ter liderado a oposução a Hiroki Arai no começo do dia.

Ricardo Teodósio não conseguiu ser tão eficaz nos troços de terra com no asfalto de Águeda, acabando num distante sexto posto, a mais de dois minutos do vencedor, mas à frente de Joaquim Alves e Manuel Castro.

Já Miguel Barbosa sentiu enormes dificuldades e terminou num nono lugar que esteve muito áquem dos objetivos a que se propõs neste rali. Pior só mesmo José Pedro Fontes, que acabou numa modesta 14ª posição, naquela que deve ter sido a sua última prova aos comandos do Citroën DS3 R5.

Nas duas rodas motrizes Paulo Antunes confirmou o seu favoritismo, impondo-se por mais de um minuto a Daniel Nunes. Longe deste duelo de Peugeot 208 R2 terminou Gil Antunes, aos comandos do Renault Clio R3T, que na estrada mostrou ser mais forte do que Miguel Correia, quarto no final.

Classificação final

1º Hiroki Arai/Glenn MacNeall (Ford) 1h13m31,2s
2º Armindo Araújo/Luís Ramalho (Hyundai) + 1m02,6s
3º Takamoto/Katsuka/Marko Salminen (Ford) + 1m05,2s
4º Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda) + 1m06,9s
5º Carlos Vieira/Jorge Carvalho (Hyundai) + 1m44,8s
6º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Skoda) + 2m14.0s
7º Joaquim Alves/António Costa (Skoda) + 3m12,9s
8º Manuel Castro/Luís Costa (Hyundai) + 4m01,5s
9º Miguel Barbosa/Hugo Magalhães (Skoda) + 4m09,7s
10º Pedro Almeida/Nuno Almeida (Ford) + 5m22,0s

Em destaque

Subir