Mundo

Japão: terceira explosão em reator nuclear

Desta vez foi o reator número dois, como era já previsto pelas autoridades. A explosão ocorreu durante a noite de segunda-feira e a Autoridade para a Segurança Nuclear Francesa classificou-a de muito grave.

A central nuclear de Fukushima voltou a registar problemas nos reatores. Ouviu-se na noite de segunda-feira uma nova explosão no reator número dois, depois do porta-voz do Governo ter admitido no mesmo dia que o mesmo se encontrava com problemas na refrigeração.

O Japão já emitiu um pedido de ajuda à Organização das Nações Unidas (ONU), para o envio de especialistas em segurança nuclear. “Estamos a definir os detalhes” afirmou Yukiya Amano, diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), organização autónoma no seio das nações unidas.

Afastada mais uma vez, parece estar a hipótese de um desastre de dimensões catastróficas, idêntico ao ocorrido em 1986, em Chernobil, na Ucrânia. No entanto, a situação continua a ser preocupante. “Estamos perante o nível 5, ou mesmo 6. É um nível grave”, confirmou André-Claude Lacoste, presidente da Agência Nuclear Francesa.

Em destaque

Subir