Mundo

Japão repudia piada com guarda-redes de quatro braços numa alusão ao desastre de Fukushima

fukushima2A vitória do Japão no particular com a França (1-0) levou um apresentador da France2 a exibir uma imagem do guarda-redes Eiji Kawashima, da seleção nipónica, com quatro braços. “É o efeito-Fukushima”, comentou Laurent Ruquier, numa alusão ao desastre na central nuclear, em março de 2011. O governo japonês decidiu agir, enviando uma carta de protesto contra aquela estação pública.

O Japão derrotou a França, por 1-0, sendo que o guarda-redes Eiji Kawashima acabou por ser um dos grandes protagonistas do jogo, impedindo que os gauleses marcassem qualquer golo. Num programa da televisão pública France2, o apresentador Laurent Ruquier quis fazer uma piada, mas acabou por chocar os nipónicos.

Ruquier exibe uma imagem de Eiji Kawashima com quatro braços, numa montagem televisiva. O comentário justificou a imagem: “É o efeito-Fukushima”. Recorde-se que foi precisamente em Fukushima que se deu um desastre nuclear, com efeitos devastadores para a população do Japão.

Ainda hoje os japoneses sofrem efeitos físicos e psicológicos dessa catástrofe, que ocorreu em março do ano passado, provocada pelo sismo e tsunami que varreu a zona nordeste do Japão. Uma piada sobre Fukushima é, por isso, motivo de revolta.

E é esse sentimento dos nipónicos que levou o Governo do Japão a tomar medidas, com uma carta de protesto contra a estação televisiva. O porta-voz do Governo, Osamu Fujimura, argumenta que o comentário do apresentador, “além de desadequado, colide com o sentimento dos sobreviventes de Fukushima”.

O jogo entre França e Japão foi disputado na passada sexta-feira, sendo que o guardião rubricou uma exibição notável. A equipa gaulesa não conseguiu marcar qualquer golo e acabou derrotada por 1-0.

Em destaque

Subir