Mundo

Japão canta os parabéns pelos 80 anos do imperador Akihito

akihito 80akihito bigHoje é dia de festa no Japão: o imperador Akihito celebra o 80.º aniversário. O chefe de Estado agradeceu às milhares de pessoas que lhe desejaram “vida longa” e à esposa por lhe dar “consolo e felicidade” naquele que é “um trabalho solitário”.

“Banzai”, gritaram hoje os vários milhões de japoneses concentrados em frente ao palácio imperial (Tóquio), desejando “vida longa” ao imperador Akihito. Segundo os jornais japoneses, terão sido mais de 24 mil as pessoas que foram cantar os parabéns ao chefe de Estado, no cargo desde 1989.

“Passarei os meus dias desejando a felicidade de todos. Ser imperador pode ser um trabalho solitário, mas a presença ao meu lado da imperatriz deu-me consolo e felicidade”, afirmou Akihito, numa declaração hoje emitida pela agência imperial: “ela sempre respeitou a minha posição e me apoiou”.

O monarca, que a 7 de janeiro de 1989 sucedeu ao pai, Hirohito, evocou ainda as vítimas das catástrofes naturais no Japão, com especial relevância para o terramoto e tsunami de março de 2011, que provocou o desastre nuclear de Fukushima. Akihito prometeu continuar a “trabalhar”, embora admitindo a possibilidade de “delegar algumas funções” devido à idade.

“Apesar de aceitar os limites decorrentes da idade, espero continuar a desempenhar o meu papel da melhor forma possível”, salientou o imperador, que saudou os japoneses na varanda do palácio imperial, na companhia da imperatriz Michiko e dos príncipes Naruhito, Masako, Akishino e Mako.

Em destaque

Subir