Mundo

Japão aumenta recorde: Centenários já são mais do que 60 mil

centenarios no japao

O país com a maior população de 100 ou mais anos tem ainda mais centenários. O Japão aumentou o recorde para 60 mil e promete não ficar por aqui: na próxima semana, segundo o Ministério da Segurança Social, devem ser 61.568 as pessoas com 100 ou mais anos.

Não é novidade para ninguém que o Japão é o país com a maior população de 100 ou mais anos. O que continua a causar espanto é o constante agravamento desta tendência.

No ‘império do sol nascente’ foi batido mais um recorde, como revelou hoje o Ministério da Segurança Social: o número de pessoas com 100 ou mais anos de idade já passou a barreira dos 60 mil, sendo que a esmagadora maioria (87 por cento) são mulheres.

Na próxima semana, ainda segundo as estimativas oficiais, o número de centenários deverá ser de 61.568. Um deles, espera-se, será Yasutaro Koide, que em março festejou o 112.º aniversário e está reconhecido como o homem mais velho do mundo.

Só este ano, de acordo com as cerimónias do Dia do Idoso (quando o Governo cumprimenta os centenários), que se evoca a 15 de setembro, há 30.379 a atingirem o número redondo de 100 anos.

A esperança média de vida dos homens japoneses é de 80 anos, enquanto para as mulheres é a mais longa do mundo: 86,83 anos.

Em destaque

Subir