Mundo

Japão: Água radioativa pode chegar ao oceano

Água altamente radioativa poderá vazar do interior de um reator avariado para o oceano, avisam as autoridades do Japão.

Após a medição das radiações, as águas apresentaram níveis altamente perigosos de radiação, a apenas 180 metros do mar, segundo Hidehiko Nishiyama, diretor-geral Agência para a Segurança Industrial e Nuclear.

A descoberta levanta risco de radiação e representa mais um revés nos esforços de conter a contaminação nuclear. O problema foi detetado no reator número dois da central nuclear de Fukushima.

Neste momento, os trabalhadores tentam remover as água das zonas de risco, para evitar que cheguem ao oceano. As autoridades governamentais revelam que a água provém de canos danificados, localizados no interior do reator.

A Tokyo Electric Power Company informa que a radiação na água atingiu níveis quatro vezes superiores aos máximos que um trabalhador pode aguentar e 100 mil vezes superiores aos valores normalmente encontrados numa central nuclear.

Segundo Naoki Sunoda, porta-voz da Tokyo Electric Power, desde o início das operações, 19 trabalhadores já foram expostos a níveis de radiação de 100 millisieverts.

Já o porta-voz do Governo, Yukio Edano indica que as autoridades “não podem garantir a segurança, uma vez que a situação ainda está sob avaliação”.

O número de mortos provocados pelo sismo e pelo tsunami superou a barreiras dos 10 800, mas há mais de 16 200 pessoas desaparecidas.

Em destaque

Subir