Apresentações/Novidades

Jaguar XE ganha tração integral

JaguarXE AWD115

A Jaguar passou a dotar a gama XE com uma versão de tração às quatro rodas. Um modelo que no nosso país será estará equipado apenas com um motor diesel de 180 cv e caixa automática de oito velocidades.

Ciente de que nos mercados a que se destina não pode oferecer menos que a concorrência, a Jaguar dotou com toda a tecnologia comum a todos os seus modelos de 2016.

Lançado em Abril deste ano, o Jaguar XE já se tinha destacado com uma alternativa ao BMW Série 3, e agora fica mais próximo do seu rival germânico ao proporciontar também uma versão de tracção integral.

A diferença é que, contrariamente ao mercado norte-americano, o modelo vendido entre nós não está também disponível com o motor a gasolina turbo V6 (335 cv).

JaguarXE AWD215

O facto de possuir tracção integral adiciona 110 kg ao conjunto, por comparação ao modelo ‘normal’, mitigando a poupança de combustível normalmente conseguida com o motor a diesel.

Mas tem a vantagem de utilizar um sistema – Inteligente Driveline Dynamics (IDD) – que deteta perdas de aderência, passando de tração traseira para modo integral. O torque é então transferido para as rodas dianteiras em 165 milisegundos.

O Jaguar XE AWD também possui o sistema adaptativo de resposta, que reprograma o motor e o controlo de estabilidade às condições da estrada, sendo que, como todas as versões do modelo, pode ser equipado com o sistema Dinâmico Confugurável, que permite afinações de resposta do acelerador, caixa de velocidade e amortecedores adaptativos.

JaguarXE AWD315

Além disso, este novo ‘gato’ está equipado com o mesmo sistema InControl que também já estava montado nos modelos XF, que permite uma melhor visualização do control no painel de bordo, com melhores gráficos e informações, incluindo um sistema inteligente de navegação e internet wi-fi para oito aparelhos com conectividade Appel Watch.

Para além disto há a assistência à condução Lane Keep Assist, o limitador de velocidade adaptativo e um monitor de condições de condução, bem como um sistema de som Meridian de 17 altifalantes.

Em destaque

Subir