Motociclismo

Jack Miller consegue triunfo surpresa no MotoGP em Assen

JackMillerHolanda1

A chuva acabou por ser um factor que introduziu a imprevisibilidade no Grande Prémio da Honda de MotoGP, surpreendendo os principais favoritos à vitória, nomeadamente Valentino Rossi, conhecido por ser mais forte em corrida em qualificação.

O ‘Doutor’ é conhecido por se dar relativamente bem com a pista molhada, mas em Assen não evitou uma queda que abriu caminho para a vitória surpreendente para Jack Miller.

Na largada Valentino Rossi surpreendeu o ‘pole position’ Andrea Dovizioso e assumiu o comando. O italiano da Yamaha procurou afastar-se rapidamente do seu compatriota da Ducati, mas logo a seguir a chuva de intensidade e acabaria por ser parada, pois a pista estava completamente alagada.

Assim que as condições o permitiram foi reatada com Andrea Dovizioso assumir a liderança, mas não por muito tempo, já que perdeu o controlo da frente da sua Ducati e acabou por cair quando pretendia discutir o comando com Valentino Rossi.

Quando se pensava que o ‘Doutor’ conseguiria levar a sua Yamaha até ao fim no comando, face à vantagem que conseguiu adquirir, o italiano caiu na 10.ª curva do circuito holandês.

MarcMarquezHolanda2

E é aqui que entra Jack Miler, um piloto que fez uma grande recuperação assim que a pista ficou molhada e rapidamente se colocou em segundo atrás de Marc Marquez. O australiano rapidamente se desenvencilhou do espanhol da Honda.

Marquez ainda tentou acompanhar Miller, mas este não deu hipóteses garantindo a sua primeira vitória no MotoGP, com o espanhol da Honda a resignar-se com o segundo posto, diante de Scott Redding, outro piloto privado a subir ao pódio.

De referir a exibição apagada de Jorge Lorenzo, que chegou a ponderar parar, não se dando com a pista molhada de Assen e que acabou por terminar a corrida apenas na 10.ª posição

Classificação
1.º Jack Miller (Honda) 22m17,447s
2.º Marc Marquez (Honda) + 1,991s
3.º Scott Redding (Ducati) + 5,906s
4.º Pol Espargaro (Yamaha) + 9,812s
5.º Andrea Iannone (Ducati) + 17,835s
6.º Hector Barbera (Ducati) + 18,692s
7.º Eugene Laverty (Ducati) + 22,605s
8.º Stefan Bradl (Aprilia) + 23,603s
9.º Maverick Viñales (Suzuki) + 26,148s
10.º Jorge Lorenzo (Yamaha) + 27,604s

Em destaque

Subir