TV

Já viu whisky a dançar? Eis a magia da cimática

Graças à cimática, já é possível ver um whisky a dançar. Nesta produção de uma marca, um ‘reserva 21 anos’ baila ao som de ‘Love Illumination’, um tema dos Franz Ferdinand interpretado pela cantora caribenha Calma Carmona e a Co-Operative Orchestra Scotland.

É verdade que se trata de um anúncio, mas a ‘dança’ do whisky é real graças à cimática, a ciência que estuda os efeitos provocados pelas ondas sonoras.

Para dar a conhecer uma edição especial, a Glenfiddich juntou os sons quentes do Caribe, de onde vem o rum que aromatiza os cascos onde o whisky estagia, aos murmúrios ‘highlands’ escoceses, onde decorreu esse estágio de 21 anos.

Essa fusão foi assegurada pela cantora caribenha Calma Carmona e pelos escoceses da Co-Operative Orchestra Scotland, que recorreram a um tema de uma banda também escocesa: ‘Love Illumination’, dos Franz Ferdinand.

O efeito dos vários instrumentos no recipiente onde o whisky vai caindo é, por si só impressionante. Porém, a suspensão de uma gota em pleno ar, durante um intenso ‘gemido’ dos violinos, seria inacreditável se não a estivéssemos a ver.

“Todo o processo foi complexo, mas capturar aquela única gota de ‘single malt’ na sua abençoada isolação foi uma tensão brutal. É uma imagem bela que surge após um ano de intenso trabalho”, afirmou Felix Thorn, o diretor do TenHertz, o laboratório que criou os equipamentos de cimática para permitir ao whisky consoante a especificidade de som de cada instrumento.

Em destaque

Subir