TV

Já viu o maior iate do mundo?

Chama-se ‘A’ e é o maior iate do mundo. O veleiro, que custou 360 milhões de euros a um magnata russo, já navega ao largo da costa de Kiel, na Alemanha.

Por enquanto, o ‘A’ encontra-se ainda em fase de testes, pois nunca um iate com 143 metros de comprimento e que tem um mastro com cerca de 100 metros de altura (e os outros dois mastros pouco mais baixos são…) tinha cruzado os oceanos.

Com uma velocidade de cruzeiro de 18 milhas por hora, o ‘A’, assim batizado para ser o primeiro iate a aparecer nas listagens, consegue atingir uma velocidade máxima de 24 milhas por hora (38,6 quilómetros por hora).

O navio é propriedade de Andrey Melnichenko, um industrial russo que tem uma fortuna avaliada em quase 9500 milhões de euros.

Melnichenko não estava satisfeito por ter um iate de 210 milhões de euros e mandou construir o ‘A’, que mais parece uma cidade flutuante: tem oito andares e até um heliporto num dos oito convés.

Mas o que mais impressiona no maior iate do mundo é a sala de vidro no fundo do barco para se espreitar as profundezas do mar.

Como estamos no século XXI, o ‘A’ é uma montra náutica de tecnologia de ponta. Tudo é controlado através de um painel tátil, como a âncora e até as velas.

Em destaque

Subir