Mundo

Já viu flores mutantes? Um tweet pôs o Japão a falar de Fukushima, de novo

Um tweet de margaridas deformadas de um habitante de Nasushiobara (Japão) trouxe para a atualidade o desastre de Fukushima, que ocorreu em 2011. Estas margaridas de forma estranha são únicas e podem ser sinal dos efeitos da radioatividade. Veja a foto e um vídeo relacionado com os efeitos do desastre na central nuclear.

Uma publicação de um cidadão japonês no Twitter chamou a atenção de milhares de utilizadores da rede social e também de jornalistas. São fotos de margaridas mutantes, adulteradas, com forma estranha.

Um japonês usou o Twitter para mostrar ao mundo as mais estranhas margaridas, flores com formas diferenciadas, muito diferentes daquelas a que estamos habituados a ver.

A foto publicada pelo utilizador da rede social, chamado San Kaido, foi tirada em Nasushiobara, no Japão.

Uma planta cresceu e dividiu-se, com dois caules. Ooutras duas flores ficaram coladas. Há ainda mais uma margarida com quatro caules.

E o que parecia uma publicação apenas curiosa deu origem a um aceso debate entre utilizadores daquela rede social, já que muitos cibernautas consideram que as margaridas adquiriram uma forma estranha em resultado do desastre na central nuclear de Fukushima, no ano de 2011.

A cidade de Nasushiobara fica situada a apenas 113 quilómetros de Fukushima, onde em 2011 ocorreu a explosão, na central nuclear, depois de um tsunami na costa asiática.

Já tinha sido detetada radiação noutras cidades, não tão distantes. E há ainda casos de mutação de frutos. No caso das margaridas, poderemos estar perante um desequilíbrio hormonal, que leva a deformidades das flores.

A ligação entre o desastre de Fukushima e a radiação excessiva em Nasushiobara não é de agora. Em 2012, um ano após a tragédia, uma medição de radiações feita por um cidadão mostra precisamente flores afetadas e os alarme de níveis elevados.

Veja o tweet e o vídeo.

Em destaque

Subir